IMPRENSA
28 de February de 2024 - 10h55

A- A A+

Primeiro Aulão movimenta alunos do Novo Ensino Médio do SESI-SENAI-IEL Lagoa

Tendo como tema o período Renascentista, as turmas da 2ª e 3ª séries do Novo Ensino Médio (NEM), da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, em Porto Velho, tiveram o primeiro aulão de 2024, ministrado pelo professor Marcelo Ferreira Alencar Mourão, graduado em História pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). 

De acordo com Mourão, o Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras. "Apresentamos às características e seu impacto para o mundo ao longo dos séculos, entre outros fatores importantes que caracterizam essa fase histórica", comentou o docente.  

“Esse período artístico foi marcado por mudanças em diferentes áreas e todas essas transformações ocorreram caracterizando a mudança do feudalismo para o capitalismo, rompendo com a era medieval. De certa maneira, a arte Renascentista resgata a cultura clássica e greco-romana”, explicou Mourão.

Como principais características, o professor citou o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. 

A coordenadora pedagógica Vanessa Souza relatou que os resultados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 foram excepcionais, por isso, a equipe não medirá esforços juntamente aos alunos com o objetivo de melhorar ainda mais e alavancar o nome do SESI, como referência no exame.

A pedagoga Sussileide Morais destacou a parceria das docentes Heleny Nunes e Alanna Ingrid Couto e o entusiasmo dos alunos. "Este ano será de muito trabalho para manter a meta alcançada e quem sabe surpreender novamente alcançando resultados mais positivos", pontuou.

De acordo com a gerente Juliane Loubach, o tema desenvolvido pelo professor contribuiu para o aprendizado e preparação dos alunos para o Enem e que esse primeiro aulão foi o pontapé inicial rumo as ações que serão realizadas em prol do fortalecimento do conhecimento dos alunos em busca da meta desejada.  "Além da interatividade, houve ainda sorteios de brindes para os alunos durante as dinâmicas desenvolvidas em sala", declarou Juliane. 

A aula contou também com a parceria dos consultores externos do Centro Universitário São Lucas, Andressa Camila de Oliveira e Douglas Nonato Amorim Estevão, que exibiram as propostas de visitação para apresentação dos cursos ofertados pela instituição de ensino superior.

 


Mais notícias

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável