IMPRENSA
14 de agosto de 2020 - 12h20

A- A A+

SESI de Vilhena é uma das equipes do Solucionando desafios da indústria brasileira com Inteligência Artificial


 

Alunos do Novo Ensino Médio do colégio SESI-SENAI de Vilhena, que compõem a equipe Elev3r Tech, vão participar da competição “Como a Inteligência Artificial pode ajudar a indústria brasileira? ”, para projetos de IA. Este é o desafio proposto aos alunos do SESI-SENAI. A iniciativa selecionará projetos de estudantes que solucionam problemas do setor industrial. As inscrições estarão abertas até outubro de 2020.

 

A iniciativa, uma parceria Microsoft, SESI e SENAI, tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento tecnológico brasileiro, em um projeto de colaboração mútua. Até 30 de outubro de 2020, alunos poderão se inscrever em um desafio nacional para selecionar os melhores projetos com recursos de Inteligência Artificial (IA) do Microsoft Azure que solucionem problemas do setor industrial.

 

As equipes podem ser formadas por até cinco estudantes a partir de 16 anos, com orientação de um instrutor responsável. Os estudantes serão divididos em três categorias a partir do curso em que estiverem matriculados: Iniciantes – Estudantes do Ensino Médio, veteranos – Estudantes de cursos de qualificação e técnicos e seniores – Estudantes de graduação e pós-graduação.

 

A Elev3r Tech é formada por Guilherme Krauser (2ª série Novo Ensino Médio - Curso Eletrotécnico), Joseph Fantin (1ª série Novo Ensino Médio - Técnico em Redes de Computadores Guilherme Augusto (1ª série Novo Ensino Médio- Técnico em Redes de Computadores) Hugo Crisóstomo Neves (1ª série Novo Ensino Médio - Técnico em Redes de Computadores) Caio Alencar (1ª série Novo Ensino Médio - Técnico em Redes de Computadores).

 

O aluno Joseph Fantin relata que a equipe está analisando os problemas que a indústria brasileira tem e apresentar soluções através do uso da Inteligência Artificial. Paralelo a isso, a Elev3r Tech está fazendo alguns cursos referentes a programação e um de IA, da Microsoft e disponibilizado pelo SENAI.

 

De acordo com o professor Silvio Luiz Vichroski, a equipe Elev3r Tech tem como desafio desenvolver um chatbot (programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas) que auxilie na resolução de um problema ou melhore algum produto ou processo da indústria brasileira.

 

“Para cada categoria do desafio, serão selecionados três projetos finalistas. Os integrantes das equipes que ficarem em primeiro lugar serão premiados com notebooks e vouchers para exames de certificação Microsoft, enquanto as equipes em segundo e terceiro lugar também receberão vouchers para exames de certificação Microsoft, cujo valor normal de mercado é de 100 dólares americanos”, explica Vichroski.

 

Conforme o gerente da escola Sesi-Senai Vilhena, Silvio Leite, ano a ano, a equipe Elev3r Tech tem avançado e alcançado bons resultados e também crescido em experiência e conhecimento para os alunos e professores. Com mais esta iniciativa da Microsoft, fortalecemos ainda mais a parceria", finaliza.

 

As inscrições de projetos deverão ser feitas por meio do site Saga SENAI de Inovação. A apuração acontece no período de 2 a 20 de novembro deste ano, na sede SENAI Departamento Nacional – Brasília. As equipes vencedoras serão comunicadas acerca da sua premiação por meio de e-mail e/ou telefonema, até o dia 23/11/2020 e divulgados na Plataforma no dia 24.

 

Assessoria de Comunicação Social FIERO

 


Mais notícias

SESI em parceria com a Rede Amazônica prepara alunos de RO para o ENEM

Rede de ensino SESI abre período de matrículas para 2021

Professores do SESI se preparam para o Aulão na Rede

SESI Cacoal comemora Semana das Crianças com programação especial