14 de setembro de 2020 - 11h47

Aluno do SESI de Vilhena aprendem a empreender anunciando empresa de locação de brinquedos

Despertar nos estudantes a vontade de empreender através da criação do próprio negócio. Este é o objetivo do projeto JEPP, Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desenvolvido em parceria entre o SESI e o SEBRAE e que foi realizado com os alunos do 4º ano A, com idade de 8 a 10 anos, do colégio SESI de Vilhena.

O evento foi idealizado pela coordenadora de Educação, Aline Souza e a pedagoga Ester Barros, juntamente com a professora Fernanda Costa, responsável pela disciplina de Empreendedorismo. O gerenciamento do projeto aconteceu através da plataforma Teams e Portal SESI Educação. Como também, em contato direto por telefone ou WhatsApp com as famílias para tiragem de dúvidas.

A professora Fernanda ressalta que prima pela criatividade e participação efetiva do aluno em suas propostas pedagógicas. “Trabalhar o empreendedorismo é sonhar e realizar junto. É algo brilhante e motivador para o dia-a-dia profissional e pessoal da relação escola-aluno-professor”, afirma.

Ainda segundo Fernanda, o incentivo ao empreendedorismo é a oportunidade de evidenciar que a educação não existe somente de forma conteudista, mas inspiradora e formadora de opiniões, de cidadãos conscientes e em busca de inovações em um mundo tão programado. “O universo empreendedor traz disciplina, entusiasmo e acima de tudo equilíbrio para executar projetos e sonhos de forma que sejam possíveis e duradouros”, argumenta a professora.

Como o tema é a locação de produtos, os alunos separaram brinquedos e fizeram uma exposição para anunciar o aluguel de brinquedos. Em casa por exemplo, eles montaram estandes com bonecos de super-heróis, miniaturas de carrinhos e até de bonecos Lego, dentre outros.

O gerente do colégio SESI-SENAI de Vilhena, Silvio Leite parabeniza a equipe pela ótima iniciativa e aos alunos pela efetiva participação. “Agradecemos ao Sebrae por mais uma excelente parceria e a professora Fernanda e demais professores que orientaram os alunos no desenvolvimento dos projetos, cuja culminância aconteceu dia 8 com a apresentação e inauguração das empresas voltadas ao ramo de locação. Parabéns a todos”, finalizou.

De acordo com Aline, os estudos, pesquisas, videoaulas, oficinas de criatividade e utilização do material fornecido pelo Sebrae aos professores foram disponibilizados de 20 de abril a 1º de setembro deste ano. “Os alunos conheceram o processo de planejamento, estruturação e execução de um negócio, através das aulas teóricas e oficinas para elencar as possibilidades de desenvolvimento da proposta de locação de produtos”, disse.

Assessoria de Comunicação Social FIERO