IMPRENSA
20 de novembro de 2020 - 15h30

A- A A+

SESI-SENAI-IEL Lagoa leva alunos para um mergulho virtual ao mundo da leitura


 

A iniciativa da professora Adriana Roberta Simões, que leciona para os alunos do 2º ano, do colégio SESI-SENAI-IEL Lagoa, em Porto Velho, através do “Mundo da leitura”, possibilitou o acesso aos diversos gêneros textuais, buscando efetivar o processo de leitura e escrita, promovendo um projeto literário de forma interdisciplinar entre as disciplinas de Português, Robótica e Artes.

 

Durante a aula remota, a professora solicitou aos estudantes a construção de uma TV GIBI, baseado na leitura do livro "Descobertas da Nina", livro do escritor e cartunista Ziraldo, que integra a coleção “Minha Primeira Biblioteca”, distribuída pelo SESI, numa ação do Departamento Nacional.

 

Os alunos soltaram a imaginação no momento de apresentar as respectivas ideias como programação da TV GIBI. Munidos de caixas, folhas de papel e muita criatividade, os alunos interagiram virtualmente, não apenas com a professora Adriana, mas entre eles. Desta forma, unindo fantasia e aprendizado, a atividade ficou ainda mais divertida.

 

Segundo a professora, a leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. “Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade”, disse.

 

A gerente da unidade, Fabiana Amaral, elogiou a professora Adriana e afirmou que a iniciativa proporcionou aos alunos a oportunidade de vivências emocionais e um exercício de fantasia e imaginação.

 

De acordo com a coordenadora Pedagógica Juliane Loubach, após as leituras realizadas percebe-se que a literatura contribui muito para a formação do cidadão, pois instiga a criança a pensar criticamente, expor opiniões, realizar comparações entre a leitura e a realidade vivida.

 

A pedagoga Sussileide Morais lembrou a importância da leitura na vida do ser humano. “Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de outros benefícios”, afirmou.

 

Assessoria de Comunicação Social FIERO

 


Mais notícias

Pavimentação asfáltica garante qualidade e segurança à comunidade escolar do SESI-SENAI-IEL de Cacoal

Mega Aulão remoto movimenta alunos do colégio SESI-SENAI-IEL de Pimenta Bueno

Colégios SESI-SENAI Rondônia utilizam ferramenta Lego como instrumento de aprendizagem

Colégios SESI SENAI de Rondônia utilizam Minecraft como ferramenta de ensino