Alunos do NEM de Vilhena desenvolvem o projeto Natal Eletrônico
SESI e SENAI RO analisam como positiva a implantação do Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio (NEM) começa a ser implementado nas escolas públicas e privadas do País a partir do ano que vem. Com carga horária maior e diferentes possibilidades de formação, as mudanças serão iniciadas de forma gradual, com as primeiras séries do Ensino Médio. Em 2023, com as primeiras e segundas séries, completando o ciclo de implementação nas três séries em 2024. Vislumbrando esse cenário, quatro unidades do SESI-SENAI de Rondônia, de forma pioneira, já trabalham no novo currículo desde 2019.
O Ministério da Educação a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preparou um Programa de Fomento à Implementação de até cinco Itinerários Formativos incluindo Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias, Ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional, que possibilitarão ao estudante escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos ao longo do Ensino Médio.
Na opinião do coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, as mudanças são positivas. “A escolha tem a ver com o que o aluno realmente se identifica. Todo trabalho de reestruturação está contemplado nas habilidades e competências. O Novo Ensino Médio reforça a necessidade de desenvolver no nosso jovem protagonismo, autonomia e responsabilidade”, afirma.
Segundo coordenador, os itinerários – como são chamadas as diferentes linhas de formação – foram muito bem estruturados por profissionais que estão na sala de aula e conhecem a realidade. Para Coelho a modernização e atualização da matriz curricular é fundamental. “Nossos itinerários estão estruturados em assuntos relacionados ao mundo em que vivemos como empreendedorismo, expressão corporal, tecnologia, sustentabilidade, expressão cultural, cidadania, gênero, educação financeira, profissões e saúde”.
O gerente da unidade SESI-SENAI de Vilhena, Silvio Leite também avalia as alterações como benéficas. “O estudante fará escolhas construindo seu projeto de vida e participando ativamente das aulas. SESI e SENAI já revisitaram a forma de trabalhar o conteúdo, ou seja, que estamos um passo à frente neste processo do NEM”, disse.
No ponto de vista da coordenadora pedagógica da unidade SESI-SENAI Lagoa, de Porto Velho, Juliane Loubach, as mudanças são uma forma de aproximar o jovem brasileiro da realidade, com uma escola que sai do foco conteudista para trabalhar o contexto. Isso requer engajamento dos professores, estudantes e famílias.
Conforme o superintendente do SESI e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, o Departamento Regional de Rondônia foi o único do Brasil que adotou o NEM com quatro turmas simultâneas, totalizando 121 alunos que concluirão o curso em dezembro deste ano.
Santiago acrescenta que em janeiro de 2022 as unidades SESI-SENAI iniciam mais quatro turmas do NEM. “Além do pioneirismo começamos ofertando o curso gratuitamente e as próximas turmas também terão gratuidade, nas unidades nos municípios de Porto Velho, Vilhena, Cacoal e também Pimenta Bueno”.
Mais notícias
Licença Ambiental SESI
SESI de Vilhena encerra atividades escolares com o JISESI
Noite festiva na formatura do NEM – Itinerário Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do SESI de Cacoal