IMPRENSA
05 de October de 2021 - 11h03

A- A A+

SESI Saúde de Rondônia chama a atenção para os perigos da hipertensão

Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão é caracterizada por uma pressão arterial acima de 140 x 90 milímetros de mercúrio (mmHg), que se mantém em várias medições, feitas em dias diferentes. Hoje se considera que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8 — ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 (mmHg).

De acordo com o médico Celso Eduardo Machado, do SESI Saúde de Vilhena, a hipertensão, ou pressão alta, é uma condição silenciosa, que, na maioria dos casos, não causa qualquer tipo de sintoma. “A melhor forma de se identificar a hipertensão é fazer medições regulares da pressão arterial e uma boa estratégia pode ser fazer duas ou três vezes por ano com o clínico geral ou o médico de família, por exemplo”, afirma.

Quando a hipertensão não é identificada e tratada adequadamente, explica Machado, podem passar vários anos em que a pressão se mantém alta e vai criando pequenas lesões nos vasos e nos órgãos de todo o corpo. “Pessoas com hipertensão descontrolada também têm maior risco de desenvolver aneurismas da aorta e até infarto”, pontua.

Ainda conforme o médico do SESI Saúde de Vilhena, a hipertensão pode ser do tipo primária ou secundária. “O tratamento varia de acordo com o tipo de hipertensão. Isto porque, no caso da hipertensão secundária é muito importante identificar a causa e iniciar um tratamento direcionado para corrigir a doença ou problema que está na origem da pressão alta. Já nas situações de hipertensão primária, que é o tipo mais comum, normalmente são necessárias alterações do estilo de vida e até medicamentos para regular diretamente a pressão”.

Doutor Machado acrescenta que embora existam vários remédios capazes de diminuir a pressão arterial, geralmente só são indicados pelo médico quando não é possível regular a pressão arterial apenas com as mudanças de estilo de vida como melhorar a alimentação e fazer exercício físico de forma regular.  

“A hipertensão é uma condição que também pode acontecer, por exemplo, durante a gravidez, e que deve ser bem controlada para evitar o surgimento de complicações que coloquem em risco a vida da gestante ou do bebê”, alerta Machado. “Uma complicação que pode surgir com o aumento da pressão arterial durante esta fase é a pré-eclâmpsia, que é caracterizada por um aumento constante da pressão arterial e lesões em diferentes órgãos do corpo, especialmente rins, pulmões e fígado, além de aumentar o risco de prematuridade e aborto.

Ele lembra que quando a mulher suspeita de pressão alta na gravidez deve consultar o obstetra e iniciar o tratamento adequado, que normalmente inclui o uso de medicamentos e alterações na dieta, a fim de evitar todas as complicações.

SESI Saúde em Rondônia

As unidades do SESI Saúde de Rondônia presentes nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena ofertam o mesmo atendimento à indústria e à comunidade disponibilizando serviços como diagnósticos, exames, programas legais e consultorias.

As equipes formadas por profissionais especializados atendem nas áreas da odontologia, consultas com clínico geral, ginecologista, nutricionista, dermatologista, ortopedista, oftalmologista, gastroenterologista, psicólogo, consultas ocupacionais, exames laboratoriais, exames de imagens, fonoaudiologia e fisioterapia.

 

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim