IMPRENSA
12 de September de 2022 - 12h14

A- A A+

Alunos do Novo Ensino Médio do SESI-SENAI-RO beneficiados com o Programa Sala Digital

A Sala Digital é um projeto do Departamento Nacional do SESI que o DR de Rondônia aderiu. Um dos ganhos principais é que cada aluno receberá um notebook, que substituirá o material impresso e terão acesso a ferramentas digitais como aplicativos e simuladores para utilização na sala de aula e também em casa. A atualização dos conteúdos passa a ser permanente.

“Nossas unidades escolares estão seguindo às tendências da indústria e do mundo do trabalho, elevando a qualidade do ensino e da aprendizagem para os alunos do Novo Ensino Médio (NEM) ”, afirma o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho.

De acordo com Coelho o projeto Sala de aula Digital promove uma educação diferenciada, viabilizando o uso de material didático digital com uso de tecnologias integradas, atendendo a demanda no Novo Ensino Médio. Os programas para formar a Educação SESI de Referência vão beneficiar os DRs, incluindo entre os contemplados o nosso DR. A partir desta mudança, o professor não estará em sala de aula apenas como o único detentor do saber, ele e os alunos vai discutir conhecimentos”, disse.

No ponto de vista do superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, o material digital vai gerar mais estimulo ao aluno, a aprendizagem será mais fluída do que em outros métodos. Os conteúdos integrados poderão despertar mais interesse, a didática dos professores será aprimorada e a atualização dos conteúdos será mais fácil e rápida.

Santiago explica que na primeira fase do programa Sala Digital inicia em 2023 apenas para os alunos do primeiro ano do Novo Ensino Médio. A segunda etapa acontece em 2024 e serão contemplados estudantes do primeiro e segundo ano do NEM e a terceira e última fase, em 2025, os alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do NEM receberão o equipamento.

Ainda conforme Alex Santiago, o que surgir de novidades e ferramentas educacionais tecnológicas serão disponibilizados para os alunos. “Tudo que o DN fizer em parcerias, de melhorias tecnológicas e o que houver de novidades na praça serão inseridos no IP da máquina e os estudantes e professores terão acesso”, disse.

O gerente da unidade SESI-SENAI de Pimenta Bueno, Diogenes Pierre lembra que a educação mudou e a iniciativa que a Rede SESI Educação adotou para os alunos do NEM para o ano de 2023, reforça ainda mais os cuidados em manter a tecnologia ao alcance dos alunos. O projeto do DN Sala Digital, no qual, os estudantes vão receber notebook e não haverá mais material didático físico, será mais um ganho para o aprendizado.

Já o gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena, Silvio Leite, ressalta a importância dos projetos voltados à educação desenvolvidos pelo DN nos últimos anos. “Sempre focada para o fortalecimento da tecnologia e de olhos voltados para o futuro e pensando em nossos jovens. A Sala Digital do SESI, traz todo esse conceito de inovação e conversa diretamente com o mundo onde esse jovem pertence e se encontra”, finaliza.

 


Mais notícias

Equipe SESI-SENAI-IEL de Vilhena realiza ações da campanha Abril Verde em indústrias locais

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de solenidade da criação da cooperativa Mirim Coop Mund

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa