IMPRENSA
19 de October de 2022 - 12h12

A- A A+

Animação e aprendizagem marcaram o 7° Torneio de Robótica da unidade SESI-SENAI de Vilhena

Dez equipes competiram no 7º Torneio de Robótica da unidade SESI-SENAI de Vilhena. Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio participaram das provas de mesa com robôs. A competição de esportes, com os jogos eletrônicos disputados de forma presencial dentro do torneio pelos alunos foi a novidade da edição deste ano. O jogo escolhido foi o FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado).

A equipe “League Of Robots”, formada por alunos do 7º ano A sagrou-se campeã geral na categoria infantil. Já o campeão geral juvenil foi a equipe do terceiro ano do Novo Ensino Médio SESI-SENAI (Terceirão). Na categoria Juvenil também participaram as equipes Error 404 (2° série NEM); Kloev3 (1ª série A NEM); Olimpo (1ª série B NEM); 9° Esquadrão (9° ano A) e Dark Sharks (9° ano B). Já na categoria Infantil, o torneio contou com as equipes Real Gang (8° ano A); L.O.R (7° ano A); Black Panthers (6° ano A) e Cat Programmer (6° ano B).

A abertura aconteceu com a presença de todos os professores, equipe técnica de educação e gerente da unidade, Silvio Leite. Na quadra os alunos apresentaram as coreografias e o respectivo grito de guerra. Na arquibancada o que não faltou foi animação das torcidas organizadas. Como já é tradição, ao final, logo após as premiações, foi realizada a “Festa da Amizade”. 

Os participantes do torneio apresentaram projetos de pesquisa e robôs feitos de Lego, com o objetivo de trazer propostas inovadoras. As equipes foram avaliadas, além do projeto de pesquisa e da criação dos robôs, quanto ao design, à programação e funcionalidade do protótipo. Contemplando os valores que são os pilares da First Lego League (FLL) e estão entre os elementos fundamentais do programa. Ao adotar os valores centrais, os participantes aprendem que competição amigável e ganho mútuo não são objetivos distintos e que ajudar um ao outro é fundamental para o trabalho em equipe e sucesso.

O torneio visa despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Fortalecer a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreiras no ramo da engenharia, matemática e tecnologia. Investigar problemas e buscar soluções inovadoras para resolver problemas, bem como programar robôs autônomos com a tecnologia Lego® Mindstorm® para cumprir as missões da mesa de competições em 2'30".

“Firmeza, dedicação e muita responsabilidade são evidentes nas apresentações dos nossos alunos”, exultou o gerente da unidade, Silvio Leite. “Além da competição que é a etapa final as fases anteriores Core Valeus e Projeto de Pesquisa promoveram o crescimento individual e coletivo aos estudantes pois a vivencia proporcionada é única transmitindo valores que serão levados para vida toda. Todos estão de parabéns”, disse.

De acordo com o professor Silvio Luiz Vichroski, “nosso trabalho é orientar os alunos para que entendam que o mundo está mudando e a tecnologia é a principal motivadora dessa mudança, e que por meios dos sonhos, devem ser colocados em prática, podemos mudar alguns valores no mundo e a robótica é grande aliada para que isso ocorra”, afirmou.

Já a professora Lorines Neli lembrou que “após uma pandemia que trouxe uma nova forma de olhar e usar a tecnologia nos professores do SESI e SENAI, temos a missão de intensificar a utilização e através dos valores que diz: é muito mais importante o que você aprende do que o que você ganha. Realizamos em conjunto com toda a equipe um maravilhoso torneio interno de Robótica”.

A coordenadora de educação, Aline Souza não poupou elogios à equipe pedagógica da escola. “Agradeço a todos pelo empenho e dedicação para que esse lindo e importante evento acontecesse, respeitando os valores da FLL onde os alunos aprendem sobre respeito e trabalho em equipe, a evolução que os alunos apresentaram em seus projetos e provas com os robôs”, finalizou.

 

 

 


Mais notícias

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue

Simulados de provas são essenciais para os alunos, diz gerente de Educação

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local