Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao navegar, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Aviso de Privacidade e nossa Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

IMPRENSA
31 de October de 2022 - 11h53

A- A A+

Roda de conversa na FIERO fala sobre prevenção do câncer de mama

A prevenção do câncer de mama, os cuidados com a alimentação, bem-estar e saúde mental foram os temas chave da roda de conversa promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e seus braços operacionais, SESI, SENAI e IEL, por meio da Gerência Executiva de Saúde, Supervisão de Recursos Humanos e Cerimonial. O evento híbrido ocorreu no salão de convenções da Casa da Indústria e foi acompanhado pelas demais unidades pela plataforma Teams. 


A ação teve como convidadas, a médica Mastologista, Thais Agnese Lannes, a nutricionista Anaíta Perdesoli, a psicóloga Carla Tajala Silva Lino, a médica do trabalho do SESI Clínica de Porto Velho, Marciana Fróio, que além de dar dicas de saúde e alertar para a importância prevenção, foi a mediadora do bate papo entre as participantes, que contou ainda com a gerente de Saúde do SESI, Maria Lúcia da Silva Santos.


Na abertura, o superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI, Alex Santiago agradeceu, em nome do presidente da FIERO, Marcelo Thomé, a participação das convidadas e reafirmou que a organização vem trabalhando para promover o bem-estar de todos os funcionários no ambiente laboral. “Eventos como esse servem para que obtenhamos informações acerca de um assunto sério quanto à prevenção de doenças como o câncer, com profissionais de excelência”, afirmou.


A mastologista Thaís Lannes desmistificou um pouco sobre sua área de atuação, e explicou que a área não está focada apenas aos tratamentos de câncer. “Estudamos todas as doenças da mama de uma forma em geral, e não nos restringimos a atendimentos às mulheres, pois doenças benignas e malignas também atinge os homens”, comentou. A profissional falou da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Quanto mais cedo ele é tratado, as chances de cura chegam à 95%, esclareceu.


A nutricionista Anaíta Pedersoli focou sua fala nos cuidados em uso de plásticos (copos, recipientes para armazenar alimentos, e outros), maquiagens e alimentos industrializados em excesso, pois muitos deste são fabricados utilizando componentes que podem causar câncer. “O ideal, é utilizar recipientes de vidro em substituição ás embalagens plásticas para armazenar mantimentos, substituir copos plásticos por canecas de louça, ou outro material não plástico, e usar, preferencialmente, maquiagens veganas”, ponderou.


Carla Lino explicou que o acompanhamento psicológico para os pacientes que enfrentam o tratamento da doença é muito importante, pois é trabalhado a parte emocional, a aceitação do tratamento. “Além do paciente, também atuamos com os familiares, que têm papel fundamental durante o tratamento da doença”, disse.


O evento promovido em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul foi elogiado pelas funcionárias que acompanharam a conversa. A assistente administrativa da supervisão de Licitação e Contratos da Casa da Indústria elogiou a iniciativa e se disse que serviu para esclarecer muitas dúvidas. “Eu não imaginava que homens poderiam ser acometidos de câncer de mama. Inclusive comentei com o meu marido sobre a importância da prevenção”, ressaltou.


A gerente da unidade SESI-SENAI de Ji-Paraná, Cintia Alves parabenizou a equipe organizadora pela ação realizada na última sexta-feira. “Excelente oportunidade para conhecermos sobre esse assunto tão delicado. Importante também a médica ensinar as técnicas do auto-exame das mamas e de como identificar os possíveis nódulos. Nossa equipe de Jaru também acompanhou e já aguarda as próximas rodas de conversas”, enfatizou.


Mais notícias

SESI está com matrículas abertas em suas unidades de Rondônia

SESI e SENAI apresentam portfólio em evento da Base Aérea

Alunos do SESI Lagoa participam de palestra sobre Saúde Emocional

Alunos do SESI de Pimenta Bueno conquistam 2º lugar na etapa regional da OBR