IMPRENSA
09 de November de 2022 - 12h16

A- A A+

Alunos do SESI-SENAI de Vilhena conquistam medalhas no Torneio de Robótica FLL Etapa Regional Norte


A equipe Elev3r, representante da unidade SESI-SENAI de Vilhena, conquistou o 1° Lugar no Desafio do Robô, que somou 305 pontos durante participação na etapa Regional Norte do Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL), realizado no SESI de Manaus, nos dias 4 e 5 de novembro.

A equipe do SESI de Rondônia também ficou com o 3° Lugar Geral e conquistou vaga para a etapa nacional em Brasília (estádio Mané Garrincha), que acontece de 16 a 18 de março de 2023.

O Torneio de Robótica FLL segue o formato de competições esportivas, em que são avaliadas e premiadas as equipes que mais se destacarem nas categorias Projeto de Inovação (inovação, apresentação e processo de pesquisa), Design do Robô, Core Values (inspiração, trabalho em equipe e Gracious Profissionalism™) e Desafio do Robô. A competição tem o objetivo de estimular crianças e jovens, de 9 a 15 anos, ao gosto pela engenharia, matemática e tecnologia.

O professor e um dos técnicos da Elev3r, Silvio Luiz Vichroski está exultante com o resultado positivo, apesar do pouco tempo que os alunos tiveram para se preparar. “A sétima geração da equipe Elev3r, formada pelos alunos Sara Sena, do 8º ano, Sarah Gomes, Luísa Codignola, Miguel Carneiro, Diogo Corrêa e Arthur Petrus, sendo esses do 6º ano, mesmo contando com quatro novatos, não se intimidou com as demais 23 equipes participantes de Roraima e Amazonas”.

“Mesmo tendo quatro novatos na equipe, não foi nenhum obstáculo, pois todos demonstraram muita garra e dedicação. Nossa equipe era a menor no quesito idade, pois tínhamos alunos de 10 a 13 anos, enquanto a maioria das equipes contou com alunos de 14, 15 e 16 anos, equipes experientes, mas demonstramos que com muito treino, persistência eles podem alcançar qualquer objetivo, ressalto que temos uma frase que usamos em nosso grito de guerra que resume bem a equipe – “Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe”, afirmou Vichroski.

De acordo com a professora, Lorines Cezne, que também atua como técnica da equipe Elev3r, “A robótica trabalha com a utilização do raciocínio lógico e da criatividade para a construção dos projetos, atraindo a atenção e o interesse dos alunos para o tema da tecnologia e para o conteúdo ensinado, a robótica funciona como ferramenta educativa, visto que, dentre seus inúmeros benefícios, melhora o desenvolvimento cognitivo dos alunos e o processo de aquisição dos conhecimentos aprendidos em sala”

Para o gerente da unidade SESI de Vilhena, Silvio Leite, o torneio é importante na formação do adolescente para a descoberta e o interesse nas áreas de ciência, tecnologia, artes, tudo isso alinhado com a base de educação do SESI em preparar não só alunos com educação básica, mas preparar também para o mundo do trabalho” explicou. “Nossos alunos estão de parabéns por mais uma conquista. Eles são motivo de orgulho para a unidade e para todo o DR de Rondônia, que representaram com brilho, criatividade e garra”, disse.

.


Mais notícias

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue