IMPRENSA
10 de November de 2022 - 11h28

A- A A+

Feira de Ciências e Tecnologia movimenta unidade SESI-SENAI Lagoa de Porto Velho

Robótica, fontes renováveis de energia, experiências e exposição de trabalhos marcaram mais uma edição da Feira de Ciências e Tecnologia da unidade SESI-SENAI Lagoa de Porto Velho, que contou com a participação das turmas do 1° ano do Ensino Fundamental à 3a série do Ensino Médio.

O evento aconteceu nesta quarta-feira, 9, e movimentou toda a escola, que recebeu os familiares dos alunos, que ali estiveram para prestigiar os trabalhos dos filhos e também os dos colegas.

A feira faz parte da programação pedagógica do ano letivo e tem o objetivo de estimular a produção de projetos de pesquisa criativos e inovadores, além de fomentar o interesse dos alunos pela área de Ciências da Natureza e Robótica Educacional.

Além das apresentações dos trabalhos, a unidade promoveu um torneio de robótica, uma das atividades mais concorridas e que atraiu a atenção dos visitantes e de todas as turmas. Cada sala foi decorada por cada grupo e os estudantes se revezavam para falar com o público durante as visitações.

Segundo a gerente da unidade, Fabiana Amaral, a educação do SESI, em Rondônia, busca promover diariamente a criatividade, a responsabilidade social e a sustentabilidade. A metodologia proposta sustenta-se em projetos de pesquisa ativa, buscando o desenvolvimento integral do estudante e a construção de competências e habilidades pela resolução de problemas. “A participação dos alunos como protagonistas da feira comprova a dedicação das turmas, que sob a orientação dos nossos professores, entregaram trabalhos muito bem elaborados, consistentes e repletos de informações”, disse.

Ainda conforme Fabiana, cada turma, cada grupo, cada aluno, e toda a equipe pedagógica está de parabéns pelo excelente desempenho na feira. “Os visitantes, em sua maioria familiares e amigos dos nossos alunos, não pouparam elogios às apresentações e a maneira desenvolta como eles explicaram os respectivos trabalhos, a escolha dos temas, como foram produzidos e os objetivos”, pontuou.

De acordo com a coordenadora de Educação da unidade SESI-SENAI Lagoa, Juliane Loubach, “após dois anos de pandemia, esse é o primeiro grande evento da escola aberto ao público externo, e tivemos uma presença expressiva de pais, ex-alunos e alunos de escolas convidadas. Tivemos projetos com temas relevantes como Fontes de Energia, Sustentabilidade, Meio ambiente, Inovação, Experimentos Químicos e Físicos, entre outros. Foi extremamente gratificante ver o engajamento de todos os alunos e equipe escolar e o resultado disso é uma aprendizagem significativa”.

 

 


Mais notícias

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue