07 de November de 2022 - 09h25

SESI Saúde de Ji-Paraná realiza ações preventivas para funcionários da empresa Sebo Indústria e Comércio de Produtos Animais

A equipe do SESI Saúde de Ji-Paraná protagonizou ações de conscientização da importância de campanhas como “Outubro Rosa” e Novembro Azul”, para trabalhadores das empresas locais, dentre elas, a Sebo Indústria e Comércio de Produtos Animais.

Durante a visita, a enfermeira do SESI, Valéria Cristina M. de Almeida falou das campanhas apresentando informações sobre câncer de mama, exame Papanicolau e câncer de próstata tendo como público alvo mais de 80 funcionários de ambos os sexos.

De acordo com a profissional, no mês de outubro e agora em novembro, o SESI intensificou as atividades de conscientização para mulheres e homens. “Todos devem ficar atentos à saúde e a nossa missão é trazer informações com o objetivo de estimular a prevenção do câncer que afeta tanto homens como mulheres de diversas maneiras.

Valéria abordou assuntos como a importância do autoexame para que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações. Através do exame Papanicolau detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas.

Para o público masculino, ela deu orientações sobre a importância do exame PSA e do Toque Retal para um possível diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O técnico de Segurança do Trabalho da indústria Sebo, Luiz Roberto Ângelo relatou que “a iniciativa do SESI trouxe informações valiosas que alertaram nossos funcionários para a importância dos cuidados preventivos. Nossa equipe gostou muito e já aguarda novas palestras”.

Para a coordenadora de saúde do SESI, Neli Dias, é gratificante realizar atividades preventivas e de autocuidados para os trabalhadores das indústrias.

A gerente da unidade, Cintia Alves lembrou que as atividades do SESI Saúde estão focadas em vários objetivos, dentre eles, a quebra de mitos e tabus em relação ao câncer, promover a conscientização sobre as doenças, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade mediante prevenção.