18 de November de 2022 - 08h28

SESI-SENAI-IEL de Cacoal realiza feira para incentivar o empreendorismo

Realizada pela unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, a edição 2022 da Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), contou com a participação dos alunos do Ensino Fundamental que tiveram como mote o empreendedorismo e a turma do 8º ano, a sustentabilidade ambiental, com o plantio de mudas. Professores e toda a comunidade escolar e convidados prestigiaram o evento.

A atividade teve por objetivo desenvolver características de comportamento empreendedor, trabalho em equipe, iniciativa e inovação. A feira do empreendedor é um evento realizado ao final do ano letivo e com a utilização das ferramentas de marketing e comunicação, os estudantes comercializam produtos e aprendem na prática os desafios do empreendedorismo.

Os alunos participantes divididos em grupos representando pequenas empresas, dentre elas, Jaguar Ecopapelaria, Império Sustentável, Sonhos Gourmet – Doces em geral e Capirango (Cachorro quente, sanduíche natural e sucos), que foram comercializados no decorrer do evento.

Laís Christinie Coutinho Noronha, 8° ano comentou que a experiência foi positiva e todos se divertiram. “Tivemos a oportunidade de compreender o que é empreender, trabalhar em equipe e ter iniciativa”.

A aluna Julia Fachetti Reinoso, também do 6º ano, avaliou a atividade como uma experiência rica em aprendizado, pois desenvolvemos um negócio e entendemos os cuidados que um empreendedor tem que tomar no desenvolvimento de sua empresa. “Gostei muito de criar um produto porque aprendi da importância da qualidade do produto comercializado, prestar atenção no cliente, como estão os preços, etc”, pontuou a estudante.

Gabryel Gomes de Andrade, aluno do 9º ano, falou que ao participar da feira conseguiu desenvolver mais ainda suas habilidades com trabalho em equipe. Para ele, ser um jovem empreendedor também é algo bem interessante, pois é a partir disso que começa a responsabilidade. O SESI, ao realizar o JEEP, está nos preparando para o futuro. “Ser um jovem empreendedor nos dias atuais é importante”, confessou.

Segundo a professora Simone Pichek, “no decorrer do ano letivo fizemos algumas atividades de empreendedorismo e os alunos aprenderam a importância de seguir o planejado para desenvolverem a empresa e trabalhar em equipe. Também aprenderam que mesmo jovens podem ser empreendedores”. Simone comentou ainda que a feira foi produtiva, pois os alunos tiveram contato com o cliente, oferecendo seus produtos.

No ponto de vista da coordenadora de educação da unidade, Rosiani Módolo, as aulas de empreendedorismo orientam e estimulam os estudantes despertando o interesse em criar as próprias ideias. “Durante a feira todos concretizaram o projeto pensado em equipe, todas as turmas conseguiram chegar ao resultado final com o objetivo de venda alcançado. Isso mostra que empreender em equipe funciona e o resultado chega e sempre será positivo”.

A gerente da unidade, Jocilene Ribeiro Andrade explicou que após um período participando das aulas de empreendedorismo, os estudantes foram motivados a empreender, tornando-os mais aptos a atuar em um mundo com novas relações de trabalho e assumindo o papel de empreendedores em quaisquer situações que se apresentem suas vidas.

“Além das empresas, a turma do 8º ano empreendeu em prol da sustentabilidade ambiental, realizando o plantio de mudas de mata ciliar para arborizar a escola SESI-SENAI de Cacoal”, disse Jocilene.