IMPRENSA
23 de March de 2023 - 11h11

A- A A+

Alunos da unidade SESI de Nova Mutum realizam atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água

Promover a conscientização ambiental; motivar ações de preservação ao Meio Ambiente; zelar pelos cuidados com a saúde e natureza e trabalhar questões sociais e ambientais. Foram os objetivos das atividades alusivas ao Dia Mundial da Água (22 de março), promovidas pela Unidade SESI de Nova Mutum em parceria com a Jirau Energia através do Programa de Educação Ambiental (PEA).

 

Os estudantes do Ensino Fundamental I participaram pela manhã de um Tour Ambiental na Unidade Demonstrativa de Aprendizagem de Manejo Ambiental de Jirau (UDAMA), com visitação na horta e pintura de telas focados no tema “Fantástico Mundo da Água”. Também realizaram um pit stop ambiental na hora da saída para conscientização e importância da água na vida do planeta e seu uso consciente. À tarde, os alunos da Educação Infantil participaram uma atividade com canções e histórias com o tema água e o personagem Gotinha Plim Plim.

 

“Aguçar os cuidados de preservação com o planeta e com o tema abordado sobre a água, inicia desde da infância, pois através da ludicidade transformamos na prática, ações que impactarão na vida de nossos pequenos”, afirmou a professora da Creche II, Rosicleide Ramos. 

 

De acordo com a professora Irinilde do Carmo, do 4º ano, “o evento foi de suma importância pelo seu cunho educacional, preventivo e de conscientização acerca da água, pois possibilitou o envolvimento de alunos, pais e da comunidade, para que todos pensem com responsabilidade e compromisso nesse tema: Água, se souber usar não vai faltar”, alertou.

 

Já a professora da turma do 5º ano, Flávia Dias Garcia pontuou que ações lúdicas agregam significado e marcam momentos para vida dos alunos. “Ensinar é transformar por meio de ações diárias um mundo de informações e o futuro consequentemente será mais consciente”, disse a docente.

 

Segundo a pedagoga Ana Paula de Almeida Oliveira trabalhar o tema água, é importante para relembrar a importância desse recurso para a manutenção do ecossistema e da vida humana, das plantas e dos animais, bem como resgatar a pauta de conscientização e boas práticas de preservação.

 

Dia Mundial da Água

 

O Dia Mundial da Água, data criada pela ONU, serve para relembrar que preservar a água é crucial para a vida no planeta como a conhecemos. Tudo é água. Ela está em toda parte: em tudo o que você vê, em tudo o que toca, come ou usa em seu dia a dia. “Somos, por exemplo, compostos por 60% de água. Nosso planeta é 70% líquido, e os outros animais e plantas também são constituídos, em média, por 65% de água. A data criada em 1993 pretende conscientizar governos, empresas e pessoas sobre o papel fundamental desse precioso recurso para a sobrevivência da espécie humana na Terra.

 

Programa de Educação Ambiental (PEA)

 

Dentre os objetivos deste Programa, criado em 2009 pela Jirau Energia, destacam-se treinar e capacitar monitores para o trabalho de educação ambiental e o desenvolvimento sustentável com a população local, valorizando os “saberes populares”. Ampliar a participação popular nos processos de produção e difusão de conhecimento sobre questões ambientais e tornar a educação ambiental um meio de conscientização e de transformação social.

 

 


Mais notícias

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura