06 de March de 2023 - 12h24

Gerência de Saúde e Segurança do SESI-RO é parceira da Semusa em capacitação

Realizada no auditório da Casa da Indústria na última sexta-feira, 3, a etapa teórica da 1ª. capacitação em Gestão de Ambulância e Transporte Inter Hospitalar para condutores, organizada e coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente (UPA  24h Zona Leste), contou com a parceria do Serviço Social da Indústria de Rondônia (SESI-RO), Prefeitura de Porto Velho via Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), Polícia Rodoviária Federal (Educação no Trânsito), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RO), Corpo de Bombeiros Militar, dentre outros.

A primeira fase contou com a participação dos motoristas das casas FIERO-SESI-SENAI-IEL, Marcos Antonio Ramires e José Pastana e servidores municipais que atuam como motoristas de ambulâncias nas UPAs na capital. Eles também participaram da etapa prática, com simulações de atendimento e transporte, realizada sábado, 4, no estacionamento da São Lucas Educacional Campus 2 (Antigo Prédio da Ulbra).

A finalidade do curso, segundo os organizadores, é garantir aos motoristas das unidades o conhecimento para o bom uso do veículo e fazer o uso de boas práticas ao usuário do serviço durante o transporte social e/ou inter-hospitalar, atuando de forma humanizada e segura, respeitando a legislação vigente e de acordo com os protocolos institucionalizados pelo serviço e pactuados com a rede de urgência e emergência.

Na abertura, o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, representando superintendente do SESI, Alex Santiago, destacou a importância das parcerias e as cooperações mútuas que possam trazer resultados positivos. “Somos uma instituição de ensino e sabemos como é imprescindível os conhecimentos e a atuação tão específica como a de condutor de ambulâncias. Estamos de portas abertas para todas atividades do município, como essa voltada à saúde. Nossas boas-vindas aos participantes que vieram adquirir mais conhecimento e parabéns à Secretaria de Saúde (Semusa), à Prefeitura de Porto Velho e demais entidades parceiras. Sejam bem-vindos”, disse.

Segundo a gerente Executiva de Saúde/Segurança e Promoção da Saúde - SESI-RO, Maria Lúcia da Silva Santos, “esse treinamento é de extrema importância porque considero que os motoristas são parte da equipe que presta assistência ao paciente durante o seu transporte. Portanto, a sua capacitação é fundamental para saber agir e lidar em situações de emergência, onde precisam ter agilidade no deslocamento porque o tempo é essencial para a preservação da vida do paciente, autocontrole, responsabilidade para lidar com o trânsito, e principalmente conhecimento para atuar nos primeiros socorros junto a equipe de saúde”.

Lúcia acrescentou que “nossa instituição, como disse o Jair, está aberta às parcerias, principalmente quando se fala em educação e promoção da saúde, então, o SESI vai estar sempre para ser parceiro”, finalizou.

O evento contou ainda com a participação da secretária municipal de saúde Eliana Pasini, diretora da UPA Sul Veridiana Pedrosa, da diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC), Francisca Nery, enfermeiro Marcuce Antônio representante da Divisão de Educação Permanente (DGEP) e do diretor da UPA Leste, Luciano Martins.