IMPRENSA
07 de June de 2023 - 07h44

A- A A+

Alunos do SESI de Pimenta Bueno estudam as grandes navegações e culturas pré-colombianas

Utilizando maquetes representativas de navios e monumentos históricos e ainda alimentos típicos, o professor Elias Evangelista proporcionou aos alunos do 7o ano, uma aula imersiva na história das grandes navegações e das culturas pré-colombianas. Ao retratar visualmente esse importante período da história, os estudantes observaram de perto as embarcações utilizadas pelos exploradores e entender melhor as dificuldades enfrentadas durante as expedições.

"Acredito que aprender de forma prática e lúdica é essencial para criar um impacto duradouro no processo de aprendizado dos alunos", afirmou o docente. "Ao observar a turma envolvida na aula, pude ver o brilho em seus olhos e a curiosidade em seus rostos. Ver os alunos interagindo com as maquetes, examinando cada detalhe dos navios e monumentos, foi gratificante. Acredito que, ao proporcionar essa experiência tangível, pude despertar ainda mais o interesse deles pelo assunto", ressaltou Evangelista.

Em seu ponto de vista, ao integrar a geografia ao conteúdo histórico também foi um passo importante. Explicar como a localização geográfica influenciou as navegações e as culturas pré-colombianas ajudou os alunos a entenderem a importância desses fatores na história e na formação das sociedades.

O docente explicou que a atividade dos alimentos típicos foi uma maneira saborosa de mergulhar nas culturas abordadas, dentre elas, Portugal, Espanha, Inglaterra, México (asteca), Guatemala (maias) e Peru (incas). “Cada aluno trouxe um prato característico de uma das regiões estudadas, permitindo que todos experimentassem sabores diferentes e vivenciassem a riqueza culinária desses povos. Foi incrível ver a troca de conhecimentos entre os alunos, compartilhando informações sobre os pratos e suas origens. Foi uma experiência sensorial única e uma conexão mais profunda com o tema estudado”.

Além de explorar as grandes navegações, o professor levou os alunos a uma viagem pela história das civilizações pré-colombianas utilizando maquetes representando monumentos dessas culturas, como pirâmides maias e templos incas, os estudantes visualizaram a grandiosidade dessas antigas civilizações. O professor ressaltou a importância desses monumentos e seu significado na vida dos povos que os construíram.

A aula não se limitou apenas à história. O docente também integrou conceitos de geografia, destacando a importância da localização geográfica para as navegações e o desenvolvimento das civilizações pré-colombianas. Os alunos aprenderam sobre a geografia dos países explorados e como ela influenciou sua cultura, clima e recursos naturais.

Para a coordenadora Pedagógica Renata Gaede, a aula do professor Elias foi uma experiência educativa completa. Acredito que o aprendizado deve ir além das tradicionais leituras de livro, debates e explicações em sala de aula. Proporcionar experiências práticas e lúdicas é fundamental para engajar os estudantes e permitir que eles se conectem de forma mais profunda com o conteúdo.

De acordo com o gerente da unidade SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre, os alunos saíram da aula com um conhecimento mais profundo sobre esses assuntos e uma apreciação renovada pela diversidade cultural e pelos eventos históricos que moldaram nosso mundo. O professor Elias demonstrou criatividade e dedicação ao proporcionar uma experiência de aprendizado única para seus alunos.


Mais notícias

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura