IMPRENSA
30 de June de 2023 - 12h18

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Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal soltam à criatividade nas oficinas de Saboaria artesanal aplicada à microbiologia

A turma da terceira série do Novo Ensino Médio (NEM), da unidade SESI-SENAI de Cacoal, encerrou o primeiro semestre letivo de 2023 em grande estilo. Os alunos, seguindo proposta e orientação da professora Krisnanda Lima, apresentaram produtos como sabonetes naturais, com extratos vegetais, criados por eles.

 

O objetivo, conforme a docente, a atividade fortaleceu a criatividade, a busca por informações e aplicação de forma clara e segura dos conhecimentos teóricos e práticos de Microbiologia na área da saúde, reconhecendo a presença de microrganismos e seus efeitos sobre o organismo humano, debatendo e propondo formas de promover a manutenção da saúde e higiene individual e coletiva.

 

Os resultados são frutos das oficinas “Saboaria artesanal aplicada à microbiologia”, ministradas pela professora Krisnanda Lima e a palestrante Karina Schulz (Doutora em Biologia), que abordaram a origem, importância, contexto histórico, social, econômico e ecológico, o uso do sabão ao longo dos séculos até os dias atuais, seu papel na história das doenças no Brasil e no mundo, bem como o impacto ecológico causado pela utilização desses sabonetes.

 

No laboratório de Ciências, foram realizadas as práticas de preparação de sabonetes naturais, a produção de tinturas vegetais, utilizando o método de maceração estática, que é uma forma farmacêutica utilizada na fitoterapia como tratamento de diversas enfermidades. Na segunda prática, confeccionaram os sabonetes artesanais, utilizando as tinturas vegetais medicinais, confeccionadas anteriormente. Em seguida, os estudantes criaram uma marca para seus produtos, logotipo, panfletos e realizar a divulgação.

 

Segundo a professora Krisnanda Lima, a experiência proporcionou, um conhecimento diferente, detalhado, e mais completo sobre a higiene pessoal e coletiva e sobre os processos de produção. “Também despertou nosso interesse para o empreendedorismo, mas de uma forma diferente, voltado para o lado natural e ecológico, utilizando matérias-primas como açafrão, erva-doce e alecrim. O aprendizado, como dizem, sempre vem da prática e da força de vontade”, afirmou.

 

De acordo com a aluna Sarah Yasmin R. Teixeira da Cruz, “percebemos que os processos produtivos são mais complexos e demorados do que imaginávamos, mas conseguimos criar diferentes sabonetes e as marcas para cada um, que nos serviu como inspiração para novos produtos”, disse.

 

“O projeto da criação do nosso próprio sabonete, foi uma experiência inspiradora que nos ensinou a ter uma maior autonomia, criatividade e experiência para executar um projeto que possa ser comercializado. Isso despertou o interesse em abrir um negócio com algumas colegas que executaram o projeto do sabonete comigo”, ressaltaram as estudantes Renata Tadeus Francelino e Júlia Fagundes Bueno

 

Elas comentaram ainda que a palestra da professora Karina Schulz, que é bióloga, despertou curiosidades e um senso mais crítico com as relações entre os produtos de higiene e o meio ambiente. “A criação de uma empresa nos fez sair da zona de conforto e com um folheto digital, aprendemos mais sobre empreendedorismo nas redes sociais”, pontuaram

 

Para a discente Letícia Gabriele de Souza Matta, “desenvolvemos habilidades voltadas a produção do sabonete, além da evolução da aprendizagem a respeito dos processos e métodos de extração e criação de uma forma diferente. Essa atividade foi importante para despertar curiosidade na área científica e também comercial, pois pode ser uma área de investimento para empreender”.

 

A coordenadora de Educação Rosiani Módolo defende que o objetivo do Novo Ensino Médio é tornar a escola mais alinhada às necessidades do mundo atual e preparar os jovens para viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e exigente. “Os nossos alunos são estimulados e desafiados a construir parte da sua formação focando nas áreas de interesse, aptidão e vocação, tornando-os protagonista do processo de ensino aprendizagem”.

 

Conforme o gerente da unidade, Rodolfo Lentz, o SESI de Cacoal está cumprindo seu papel de despertar o interesse e a motivação para o conhecimento científico e sensibilização dos estudantes quanto à prática do uso de produtos naturais. “Esse estudo ressalta a importância de meios alternativos que agregam melhoria na qualidade do ensino, despertando o interesse dos alunos em investigar fenômenos biológicos, físicos e químicos da natureza, formando cidadãos plenamente capazes em agregar valores à sociedade”, finalizou.

 

 


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