IMPRENSA
30 de June de 2023 - 11h56

A- A A+

Aterro Sanitário Regional de Cacoal recebe alunos do SESI-SENAI para visita técnica

Acompanhados pelas professoras Karine Stecca Garcia Dalla Martha (Língua Inglesa e Empreendedorismo e Ética) e Krisnanda Lima (Ciência e Biologia), alunos do 8º Ano e 9º Ano, da unidade SESI-SENAI de Cacoal, empreenderam visitação técnica às dependências ao aterro sanitário do município. A atividade contou ainda com a presença de funcionários da MFM Soluções Ambientais.

 

O aterro sanitário abriga hoje cerca de 500 mil toneladas de lixo nas suas células de resíduos recolhidos de Cacoal e mais 16 cidades do entorno do município, tendo sido inaugurado há apenas 8 anos.

 

De acordo com as docentes, a visita teve como objetivo trabalhar a disciplina de empreendedorismo, compreender os processos de degradação dos resíduos sólidos para avaliar as tecnologias de tratamento dos resíduos, relacionar o crescimento urbano ao aumento do consumo e produção de lixo, analisar e refletir sobre as práticas de consumo e descarte de resíduos baseados em cooperação, respeito às pessoas e ao meio ambiente.

 

No ponto de vista da professora Karine, “a atividade é de suma importância, pois, além de fortificar os ensinamentos do aprendizado, temos também como meta conscientizar os alunos e transformá-los em parceiros importantes na luta pela preservação da natureza”, disse.

 

Já a professora Krisnanda afirmou que a visita técnica contribuiu o aprofundamento e vivência dos conceitos aprendidos em ciências sobre como deve ser realizado o tratamento correto do lixo de uma cidade. Os estudantes conferiram em campo como funciona desde a chegada do lixo ao aterro até a compactação dos resíduos pela máquina esteira. Também aprenderam sobre o dia-a-dia dos trabalhadores da cooperativa e suas dificuldades, as células de resíduos, as camadas de lixo, a destinação dos gases, a drenagem dos líquidos e lagoas de tratamento do chorume”, explicou.

 

Krisnanda acrescentou que a visita não serve apenas para adquirir conhecimento, mas para proporcionar momentos de reflexão dos impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente. Além de valorizar o aprendizado, os alunos ficam muito interessados durante as explanações.

 

“O futuro do planeta está nas mãos de nossas crianças e adolescentes e por isso estamos compromissados em fazer uma boa estrutura educacional, voltada para o meio ambiente e que trabalhe, desde já, as consequências de nossas ações diárias e a importância de cuidar do que está no nosso alcance”, pontuou a docente.

 

Segundo a coordenadora de Educação da unidade SESI-SENAI de Cacoal, Rosiani Módolo, estar em contato com a prática facilita o processo de ensino/ aprendizagem dos estudantes, o aprender vai além das quatro paredes da sala de aula, o ensinar necessita fazer sentido e ter significado para a vida dos estudantes. A metodologia SESI proporciona o fazer e experimentar, por meio de atividades práticas desenvolvidas pela equipe docente, tendo como norte o sistema estruturado de ensino SESI.

 

O gerente Rodolfo Lentz parabenizou as professoras que pensaram e desenvolveram o projeto juntamente com os alunos, que ao participar da atividade compreenderam o grau de importância de um aterro sanitário para a sociedade e para a saúde pública, uma vez que ajudam a solucionar parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado. 


Mais notícias

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável