IMPRENSA
06 de June de 2023 - 12h16

A- A A+

SESI-SENAI de Vilhena promove 8º Torneio Interno de Robótica

Despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia no ambiente escolar, desenvolver habilidade e competências socioemocionais nos alunos através de desafios e resoluções de problemas. Com estes objetivos, a unidade SESI-SENAI de Vilhena realizou o 8º Torneio Interno de Robótica com a participação de todos os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

De acordo com o gerente Silvio Leite, o torneio é um dos eventos do calendário escolar e também serve como uma forma de observar futuros integrantes para fazer parte da equipe de competição ELEV3R. “Nossa principal meta é garantir que todos alunos, de alguma forma, participem ativamente na competição interna, por isso foram criadas seis modalidades: Projeto de inovação, Design de Robôs, disputas de robôs nas categorias Futebol de Robôs, Sumô e First Lego League (FLL) Challenge, da First Tech Challenge (FTC), cujas disputas ocorrem na quadra esportiva da escola e no encerramento, as equipes participaram da festa da amizade.

“Novamente o torneio foi um sucesso”, comentou o professor Silvio Luiz, “é gratificante ver o empenho e a disposição dos alunos para superar cada um dos desafios, tivemos 11 equipes divididas em duas categorias, Infantil (6º, 7º e 8º anos) e juvenil (9º ano, 1ª A, 1ª B, 2ª A, 2ª B e 3ªA do Ensino Médio), isso gerou muita disputa entre elas. A iniciativa fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico”, disse.

Ainda conforme o professor, para competir no torneio, os estudantes dedicam horas e horas de estudo e práticas para criarem seus próprios robôs. Eles construíram e programaram robôs aplicando os conceitos aprendidos nas aulas de Robótica que fazem parte da matriz curricular do SESI.

A professora Lorinês Cezne lembrou que a robótica trabalha com a utilização do raciocínio lógico e da criatividade para a construção dos projetos, atraindo a atenção e o interesse dos alunos para o tema da tecnologia e para o conteúdo ensinado, funciona como ferramenta educativa, visto que, dentre seus inúmeros benefícios, melhora o desenvolvimento cognitivo dos alunos e o processo de aquisição dos conhecimentos aprendidos em sala.

O aluno Miguel Carneiro, 11, do 7º ano A, contou que este foi seu segundo torneio. “Gosto muito das aulas de robótica, e por isso acho que ajudei a nossa equipe. Foram três dias de disputas e de interação com as outras equipes. Fiquei surpreso quando soube que nosso grupo havia conquistado o 1° lugar em todas as categorias, bem como apresentação do projeto. Quando vi que vencemos na categoria do Futebol de Robôs, sem tomar nem um gol, me animei para vencer nas demais categorias. Inclusive, no torneio passado ficamos na penúltima posição, e a nossa conquista mostrou que aprendemos com nossos erros”, finalizou.

 

 

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue

Simulados de provas são essenciais para os alunos, diz gerente de Educação

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva