IMPRENSA
26 de July de 2023 - 12h23

A- A A+

Palestra sobre os impactos da ansiedade reúne colaboradores da unidade SESI-SENAI de Ji-Paraná

Ansiedade e depressão foram alguns dos temas abordados pela psicóloga e diretora da Divisão da Saúde do Trabalhador (Disat), Caroline Alexandre de Souza Bortolotti, durante encontro com funcionários do SESI-SENAI de Ji-Paraná. A ação visa à qualidade de vida dos colaboradores para que tenham uma saúde mental equilibrada no ambiente de trabalho.

 

Ansiedade é um termo usado para definir um sentimento de apreensão, angústia, incerteza ou desconforto diante de algo desconhecido, estranho ou de uma situação que pode constituir uma ameaça. A inquietação, geralmente, é acompanhada de sintomas físicos, como taquicardia, dificuldade de respirar e sudorese, explicou Caroline Bortolotti.

 

De acordo com os dados apresentados pela especialista, o Brasil é o País com a maior taxa de casos de ansiedade no mundo e o quinto maior em casos de depressão. “A chance de mulheres desenvolverem algum transtorno de ansiedade é ainda maior quando comparada aos homens. A mulher tem muitos papéis. Além da vida profissional, a mulher muitas vezes é mãe, dona de casa, esposa. A maioria enfrenta jornadas duplas e até mesmo triplas, o que é um fator de risco para o desenvolvimento do transtorno de ansiedade”, afirmou a profissional.

 

A psicóloga explicou possíveis causas da ansiedade, sintomas físicos e psicológicos, formas de tratamento e cuidados em geral sobre saúde mental e técnicas de relaxamento. “Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra”, pontuou.

 

Na explanação, Caroline acrescentou que a ansiedade provoca na mente da pessoa a sensação que irá entrar em um ataque de nervos a qualquer momento. Essa pessoa geralmente passa do sentimento de euforia indo às lágrimas em pouco tempo. “Em picos de estresse, começam a surgir esses sintomas de irritação e mudanças bruscas de humor sem nenhuma explicação. Os principais sintomas da ansiedade são inquietação constante, alterações de sono, desregulação de apetite, tensão muscular, excesso de preocupações, medos irracionais, mudanças repentinas de humor, pensamentos obsessivos”, revelou.

 

Conforme a gerente da unidade, Cintia Aparecida Alves, “a ideia é melhorar ainda mais qualidade de vida de todos que no dia a dia estão conosco, trazendo à pauta temas atuais e relevantes apresentados por uma profissional, que mediante sua experiência e conhecimento possamos alcançar os melhores resultados, tanto no âmbito profissional quanto no social e familiar”, disse.

 

Cintia ressaltou que a iniciativa é ainda uma maneira de estreitar os laços, de ouvir e trocar experiências. “Creio que todas que participaram da ação saíram se sentindo muito bem, principalmente pela informalidade na abordagem feita pela nossa convidada. Minha meta é trazer especialistas em outros temas para ministrar palestras e dar continuidade a este importante projeto”, comentou.

 

Para o colaborador João Paulo “a roda de conversa sobre saúde mental, ansiedade e depressão realizada pela Caroline, psicóloga da Disat, foi extremamente relevante, foi um momento de esclarecimento, autoconhecimento, e troca de experiências entre os participantes, aonde todos tiveram oportunidade de compartilhar conhecimentos e emoções, de forma descontraída e muito agradável”.

 

A colaboradora Carla Raposo elogiou a iniciativa e destacou que “a roda de conversa foi apenas o ponto de partida para uma maior conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho. Este evento foi uma das atividades promovidas pela unidade em parceria com profissionais da área de saúde mental, reforçando seu compromisso com o bem-estar dos trabalhadores e sua visão de um futuro em que a saúde mental seja uma prioridade nas organizações”, afirmou.

 

Carla falou ainda que enquanto a ansiedade continuar a ser uma questão desafiadora para muitos, a iniciativa do SESI-SENAI em promover esse tipo de encontro proporciona um espaço fundamental para a discussão e busca por soluções, contribuindo para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor para todos. “Se você ou alguém que conhece está passando por problemas relacionados à ansiedade ou saúde mental, não hesite em buscar ajuda profissional. Existem recursos disponíveis para apoiar você nessa jornada”, finalizou.

 

 


Mais notícias

Alunos do SESI de Pimenta Bueno integram cooperativa Mirim Coop Mund

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses