Evento sobre saúde e produtividade dos trabalhadores da indústria reúne empresários na FIERO
Professores e equipe pedagógica do SESI-RO participam de encontro de Educação Tecnológica
Formadores do Serviço Social da Indústria de
São Paulo (SESI-SP), estiveram em Porto Velho para ministrar palestras no
Encontro de Educação Tecnológica, que aconteceu no SESI-SENAI Lagoa, na
capital, que teve como público alvo docentes e equipe pedagógica do Ensino
Fundamental e Médio desta unidade e também de Nova Mutum, Vilhena, Pimenta
Bueno e Cacoal.
A iniciativa integra ações do Programa SESI de
Educação Tecnológica e objetiva fortalecer a Rede ao promover a cultura de
inovação com base em experiências pedagógicas exitosas relacionadas ao uso,
acesso e criação de recursos tecnológicos nos espaços escolares. Os encontros
acontecem em todos os Departamentos Regionais, onde os analistas técnicos
educacionais Flávia Cristina Dozo, Moisés Silva e Rodrigo Russo Pereira,
apresentam os novos materiais da educação.
Segundo Marcela Xavier, da Coordenação de Educação
(Cebep), os temas abordados vão agregar na formação dos docentes, que utilizam
as ferramentas didáticas-tecnológicas da programação em Coder Z, o Labdisc, a
robótica Lego Spike Prime, além das ferramentas do Office 365 e da internet
para o letramento digital, ferramentas digitais que as escolas SESI de Rondônia
já possuem.
“Mediante formações como estas, os docentes
compreendem cada vez mais que são mediadores no processo de ensino-aprendizagem
e que o aluno não é apenas um receptor mais sim um protagonista em sua
formação. Neste encontro, os multiplicadores expandiram os conhecimentos dos
professores no uso das tecnologias, melhorar a prática didática dos docentes,
reforçando que a Educação Tecnológica esteja presente em todas as áreas de
conhecimento da educação básica para uma melhor formação ativa e conectada com
o mundo cotidiano”, explicou Marcela.
De acordo com os formadores, o programa foi
estruturado a partir da metodologia Steam (ciências, tecnologia, engenharia,
artes e matemática, na sigla em inglês), favorecendo a aplicação de outras
técnicas educacionais e também estimulando o desenvolvimento de habilidades
como raciocínio lógico, atuação em equipe e administração de tempo, entre
outras, mantendo a observância das necessidades da Indústria 4.0 e as demandas
do mundo contemporâneo.
Para o professor Silvio Vichroski, do SESI de Vilhena, ao participar do treinamento, os
docentes do SESI tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos no Programa
SESI de Educação Tecnológica (Edtec), mais precisamente nas quatro Dimensões,
que são: Pensamento Computacional, Letramento Digital, Design e Iniciação
Científica.
“As dinâmicas propostas durante o dia
contribuíram para que vivenciássemos na prática como cada dimensão atua dentro
do programa”, afirmou Vichroski. “Outro
ponto a se destacar, foi a ampliação da visão do programa, que não se restringe
somente a expandir os conhecimentos no uso das tecnologias, como também
melhorar a prática didática educacional sempre visando tonar os docentes e
discentes cada vez mais fluentes no mundo digital”, pontuou.
De acordo com a coordenadora pedagógica do
SESI-SENAI Lagoa, Juliane Loubach, “a capacitação foi muito produtiva, com
atividades práticas que nos ajudaram a entender novas formas de desenvolver
aulas mais dinâmicas, atrelando conceitos tecnológicos”.
Já a professora Kamila, da unidade de Cacoal,
chamou sua atenção o foco na sistematização e análise das conclusões com vistas
às expectativas dos participantes e aos objetivos iniciais, por exemplo, a
oferta de educação de qualidade, pautada em metodologias ativas e estratégias
inovadoras que possibilitem superar déficits educacionais e ainda o estímulo ao
uso de equipamentos e materiais para que as unidades escolares assumam a
cultura do aprender fazendo, observando as peculiaridades de cada área da
educação Steam e do perfil dos estudantes, docentes e escolas da Rede SESI de
Educação.
Conforme a professora Ingrid, da unidade de
Pimenta Bueno, outros temas relevantes foram abordados, dentre eles, as
dimensões da educação tecnológica, que inclui a iniciação científica,
letramento digital, design, pensamento digital. “Outro ponto, a construção e
desconstrução da formação, que passa pela estratégia de rodízio de estações
para exploração do material EduTec com foco em cada uma das dimensões e
proposições de reflexões e produções sob a perspectiva do professor e do
estudante”, finalizou.
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