Aluna do SESI de Porto Velho é convidada para participar de programa do CNPq
Ação educativa vinculada ao projeto de matemática visa elevação da qualidade de ensino do SESI Nova Mutum
Denominado “Problemas Mágicos”, a ação
educativa desenvolvida pela professora Rosicleide Ramos, da unidade SESI Nova
Mutum, reuniu alunos do terceiro ano para resolver problemas matemáticos
envolvendo as quatros operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. A
ideia está vinculada a um projeto maior de matemática integrante do Plano de
Elevação da Qualidade em relação aos resultados e melhoria do ensino.
A atividade objetivou ainda integrar família e
escola. Para tanto, contou com o diferencial da presença de Shayene Riquiere,
responsável pelo aluno Isaac Riquiere, 3º ano, que ministrou uma aula referente
à disciplina. Em outro momento serão convidados mais pais ou responsáveis para
participarem das atividades diferentes.
A professora Rosicleide explicou que para o
SESI essa integração é de fundamental importância, principalmente no
fortalecimento do processo de desenvolvimento das habilidades dos alunos. “Com
esse intuito, tivemos a mãe Shayene Riquiere, que participou caracterizada de
mágico. Além de aguçar a curiosidade em cada mágica, os alunos se envolveram na
construção de conceitos e novas habilidades”, comentou.
No ponto de vista da docente, essa forma
lúdica de ensinar matemática vem sendo apresentada como instrumento
metodológico privilegiado de ensino, indicado para proporcionar ao aluno o
desenvolvimento psíquico, o raciocínio lógico e a capacidade de aprender,
levando-o a analisar, interpretar, estabelecer regras, conviver e interagir com
seus pares, bem como contribuir para a socialização e formação de pessoas
autônomas, além de desenvolver, especialmente, o raciocínio lógico matemático.
A pedagoga Ana Paula parabenizou a professora
Rosicleide pela iniciativa e à convidada Shayene Riquiere, pela
disponibilidade. “Ações como essa intensificam o processo de ensino
aprendizagem e torna a rotina escolar prazerosa e encantadora. A ludicidade é
uma importante ferramenta para uma aprendizagem significativa, principalmente
ao envolver nossos alunos em questões exigindo cálculo mental e agilidade na
solução dos problemas”, disse.
Mais notícias
Gerências do SESI e SENAI participam de oficina sobre Neurociência
SESI-RO divulga chamamento público para alienação de bens móveis
SESI-RO está com matrículas abertas para o ano letivo de 2025