27 de November de 2023 - 09h42

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal realizam Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Desenvolver empreendedorismo, trabalho em equipe, iniciativa e inovação. São alguns dos objetivos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal ao realizar a Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que acontece ao final do ano letivo com a participação de alunos, professores, comunidade escolar e convidados.

Os participantes foram divididos em grupos representando pequenas empresas e durante o evento comercializaram os seguintes produtos: Eco Papelaria, Artesanatos com recicláveis, Ervas aromáticas e deliciosos alimentos (sanduíches, Mini pizza, Sucos e muitos doces), para a diversão da criançada muitas brincadeiras com pula-pula, ping-pong, jogo da argola e casinha de bonecas.

A programação contou com a venda dos produtos criados pelos estudantes a partir das aulas de Projetos de Aprendizagem – Empreendedorismo e Ética. “Durante as aulas desta disciplina, os discentes aprenderam como funciona a criação de um negócio, desta maneira foram motivados a empreender e em grupos criaram empresas colocando em prática o próprio ato de fazer, pensar e aprender”, destacou o gerente da unidade, Rodolfo Lentz.

Lentz comentou ainda que “os estudantes utilizaram ferramentas de marketing e comunicação para divulgar e comerciar os produtos criados por eles, desta maneira aprendendo na prática os desafios do empreendedorismo”, disse.

"Na minha opinião, as salas foram sensacionais em suas produções e venderam muito bem, com até mesmo alguns se fingindo de feirante e gritando para todos comprarem em suas barracas. Todos amaram o JEPP desse ano por causa principalmente da quantidade de visitantes. Eu também amei e espero que o evento aconteça mais vezes", comentou o aluno Rafael Faria Nomerg, do 7º A.

Segundo a professora Karine Stecca Garcia Dalla Martha a feira do JEPP desempenha um papel crucial na escola, sendo um evento onde os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido durante o ano. “A escola fomenta o empreendedorismo desde os anos iniciais, estimulando habilidades e promovendo a educação empreendedora”, explicou.

Karine complementou lembrando que o evento envolveu a participação da comunidade local, criando uma ponte entre a escola e o ambiente ao redor. Percebi a contribuição para a conscientização dos estudantes sobre questões econômicas e sociais, pois eles entenderam sobre mercado, concorrência e as demandas locais para terem sucesso em seus empreendimentos temporários”.

De acordo com a aluna Geovana Mendes Cardoso, o JEPP é uma iniciativa importante, porque uniu as turmas em um mesmo propósitos, que é despertar o espírito empreendedor em jovens e crianças. “Nesse ano, mais uma vez, a feira incentivou o trabalho em equipe dos alunos e a organização, outro ponto essencial que não podemos deixar de mencionar”.

As professoras do 2° ano A e B Angela Moresqui e Ivonete Rodrigues foram unânimes em ressaltar que foram surpreendidas com o engajamento das crianças, a motivação dos alunos durante as vendas demonstrou o protagonismo de cada um em vender o seu produto. “Também ficamos admiradas com a participação das famílias e comunidade escolar no qual ficaram encantadas com a simpatia dos alunos ao atenderem os clientes”, comentaram as docentes.

“As alunas do 2° ano A, Pyetra, Gabriela e Isadora, que criaram um grupo via WhatsApp com o nome Magias e Pulseiras para vender pulseiras de miçangas confeccionadas por pelas, para nós é um dos exemplos do compromisso, determinação e iniciativa”, declararam Angela e Ivonete.

Para a coordenadora de Educação, Rosiani Módolo, “as aulas de empreendedorismo orientam e estimulam os estudantes despertando o interesse em criar as próprias ideias, na feira todos puderam concretizar o projeto pensado em equipe, todas as turmas conseguiram chegar ao resultado final com o objetivo de venda alcançado. Isso mostra que empreender em equipe funciona e o resultado chega”, finalizou.