IMPRENSA
27 de November de 2023 - 09h42

A- A A+

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal realizam Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Desenvolver empreendedorismo, trabalho em equipe, iniciativa e inovação. São alguns dos objetivos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal ao realizar a Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que acontece ao final do ano letivo com a participação de alunos, professores, comunidade escolar e convidados.

 

Os participantes foram divididos em grupos representando pequenas empresas e durante o evento comercializaram os seguintes produtos: Eco Papelaria, Artesanatos com recicláveis, Ervas aromáticas e deliciosos alimentos (sanduíches, Mini pizza, Sucos e muitos doces), para a diversão da criançada muitas brincadeiras com pula-pula, ping-pong, jogo da argola e casinha de bonecas.

 

A programação contou com a venda dos produtos criados pelos estudantes a partir das aulas de Projetos de Aprendizagem – Empreendedorismo e Ética. “Durante as aulas desta disciplina, os discentes aprenderam como funciona a criação de um negócio, desta maneira foram motivados a empreender e em grupos criaram empresas colocando em prática o próprio ato de fazer, pensar e aprender”, destacou o gerente da unidade, Rodolfo Lentz. 

 

Lentz comentou ainda que “os estudantes utilizaram ferramentas de marketing e comunicação para divulgar e comerciar os produtos criados por eles, desta maneira aprendendo na prática os desafios do empreendedorismo”, disse. 

 

"Na minha opinião, as salas foram sensacionais em suas produções e venderam muito bem, com até mesmo alguns se fingindo de feirante e gritando para todos comprarem em suas barracas. Todos amaram o JEPP desse ano por causa principalmente da quantidade de visitantes. Eu também amei e espero que o evento aconteça mais vezes", comentou o aluno Rafael Faria Nomerg, do 7º A.

 

Segundo a professora Karine Stecca Garcia Dalla Martha a feira do JEPP desempenha um papel crucial na escola, sendo um evento onde os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido durante o ano. “A escola fomenta o empreendedorismo desde os anos iniciais, estimulando habilidades e promovendo a educação empreendedora”, explicou. 

 

Karine complementou lembrando que o evento envolveu a participação da comunidade local, criando uma ponte entre a escola e o ambiente ao redor. Percebi a contribuição para a conscientização dos estudantes sobre questões econômicas e sociais, pois eles entenderam sobre mercado, concorrência e as demandas locais para terem sucesso em seus empreendimentos temporários”.

 

De acordo com a aluna Geovana Mendes Cardoso, o JEPP é uma iniciativa importante, porque uniu as turmas em um mesmo propósitos, que é despertar o espírito empreendedor em jovens e crianças. “Nesse ano, mais uma vez, a feira incentivou o trabalho em equipe dos alunos e a organização, outro ponto essencial que não podemos deixar de mencionar”.

 

As professoras do 2° ano A e B Angela Moresqui e Ivonete Rodrigues foram unânimes em ressaltar que foram surpreendidas com o engajamento das crianças, a motivação dos alunos durante as vendas demonstrou o protagonismo de cada um em vender o seu produto. “Também ficamos admiradas com a participação das famílias e comunidade escolar no qual ficaram encantadas com a simpatia dos alunos ao atenderem os clientes”, comentaram as docentes.

 

“As alunas do 2° ano A, Pyetra, Gabriela e Isadora, que criaram um grupo via WhatsApp com o nome Magias e Pulseiras para vender pulseiras de miçangas confeccionadas por pelas, para nós é um dos exemplos do compromisso, determinação e iniciativa”, declararam Angela e Ivonete.

 

Para a coordenadora de Educação, Rosiani Módolo, “as aulas de empreendedorismo orientam e estimulam os estudantes despertando o interesse em criar as próprias ideias, na feira todos puderam concretizar o projeto pensado em equipe, todas as turmas conseguiram chegar ao resultado final com o objetivo de venda alcançado. Isso mostra que empreender em equipe funciona e o resultado chega”, finalizou.

 


Mais notícias

Alunos mergulham no universo das ciências no laboratório de química do SESI de Pimenta Bueno

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL

Alunos do SESI de Pimenta Bueno desenvolvem atividade criativa de assemblagem

Alunos do SESI de Pimenta Bueno têm aula diferenciada de ciências