IMPRENSA
05 de February de 2024 - 11h28

A- A A+

Aula de Geografia mescla conhecimento e respeito às diferenças de cada região

Alunos do 5º ano do SESI de Pimenta Bueno participaram de uma atividade inovadora durante aula de Geografia, ministrada pela professora Laura Anesia, com foco no estudo dos mapas e das divisões territoriais do Brasil, unidades federativas, estados, municípios e as características distintas de cada região do país.

 

De acordo com a professora, “um aspecto relevante abordado durante a atividade foi a dificuldade enfrentada por alunos com deficiência visual para identificar as diferentes regiões geográficas no mapa convencional. Como solução para esse desafio”, explicou.

 

Laura ressaltou que cada região foi representada por meio de diferentes materiais táteis, incluindo areia, grãos de feijão, papel alumínio, flores, pipoca, arroz, folhas, galhos, plástico, EVA e outros materiais recicláveis. “Essa abordagem permitiu que eles explorassem as texturas e identificassem cada região de forma tátil e sensorial”.

 

A professora Laura destacou a importância e eficácia desse método inovador para auxiliar os alunos na associação entre cada estado brasileiro e seu respectivo material tátil. “A atividade não apenas proporcionou uma compreensão mais profunda da geografia do Brasil, mas promoveu a inclusão e a participação ativa de todos os estudantes”, pontuou.

 

Para a coordenadora Pedagógica, Renata Gaede a iniciativa despertou grande entusiasmo entre os alunos, que demonstraram interesse e envolvimento durante a aula. “A atividade não apenas proporcionou uma compreensão mais profunda da geografia do Brasil, mas promoveu a empatia e o respeito às diferenças, pois a inclusão e a diversidade são fundamentais”.  

 

Para o gerente da unidade Diógenes Pierre a aula não apenas marcou o estudo das divisões territoriais do Brasil, mas deixou um legado de inclusão, inovação e colaboração no ambiente escolar.

 


Mais notícias

Alunos mergulham no universo das ciências no laboratório de química do SESI de Pimenta Bueno

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL

Alunos do SESI de Pimenta Bueno desenvolvem atividade criativa de assemblagem

Alunos do SESI de Pimenta Bueno têm aula diferenciada de ciências