28 de March de 2024 - 11h20

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local

Sob a orientação da coordenadora Rosiani Módolo e da professora Cláudia Nepomuceno, alunos do Novo Ensino Médio do SESI-SENAI-IEL realizaram a oficina “Jovens pensando o futuro” e ainda Mostra de Pintura, no evento voltado ao desenvolvimento sustentável e social de Cacoal.

Os estudantes assistiram a palestra ministrada pelos representantes do Conselho Municipal da Juventude e foram orientados pelo corpo docente a refletirem sobre propostas visando solução de problemas inseridos em temas como: cultura, educação, esporte, lazer, saúde, tecnologia e bioeconomia. As proposições tiveram como referência as informações contidas no plano nacional da juventude e serão encaminhadas aos representantes do evento, pois farão parte da “Carta Aberta de Cacoal”.

“Nossos alunos do Ensino Fundamental II do SESI foram convidados para uma exposição artística onde exibiram suas telas de tamanhos e referências variadas”, comentou a professora Cláudia Nepomuceno, que acrescentou “a conferência foi um evento significativo para também pensarmos a importância das expressões artísticas, pois além de comunicarem e refletirem emoções e perspectivas de seus criadores são capazes de potencializar a criatividade e a sensibilidade dos espectadores”.

A coordenadora Rosiani Módulo enfatizou o protagonismo dos jovens na elaboração das propostas, pois a conferência possibilitou um contato prévio com o plano nacional da juventude, projeto de lei que estabelece a temática como uma política pública de Estado, direcionando ações a serem realizadas por todos os estados e municípios.

O gerente Rodolfo Lentz ressaltou o papel das instituições do SESI e SENAI no debate sobre o desenvolvimento da cidade. “Nossas ferramentas podem e devem auxiliar às indústrias e o desenvolvimento do Município. Neste cenário, o SESI Saúde oferecendo os cuidados e acompanhamento da qualidade de vida do trabalhador. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cacoal (Comdec), responsável pelo evento, ao final das comissões, elaborou a “Carta Aberta de Cacoal” entregue a representantes do executivo e legislativo do município, com as propostas apresentadas durante a conferência”, finalizou.