IMPRENSA
26 de March de 2024 - 10h40

A- A A+

Grécia Antiga é tema do segundo aulão 2024 da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa

Com a temática Grécia Antiga, alunos das turmas do Novo Ensino Médio da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, participaram do segundo aulão ministrado pelo professor Marcelo Ferreira Alencar Mourão.

 

Graduado em História pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), Mourão ressaltou que o objetivo da atividade foi trabalhar o tema abordando suas especificidades, período em que ocorreu, bem como explicitar como era composta sua estrutura na época, e as principais características, costume, leis e línguas utilizadas.

 

O professor destacou fatores importantes do período como é o caso da arte e da mitologia. “Os gregos também criaram a filosofia, a democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura, teatro e avanços matemáticos que até os dias atuais influenciam nossa sociedade. A Grécia Antiga era composta por um conjunto de cidades que partilhavam a língua, os costumes e algumas leis”, explicou.

 

Berço da civilização ocidental, pontuou Mourão, a Grécia Antiga pertenceu ao período da Antiguidade Clássica que compreendeu desde o Período Pré-Homérico terminando com o início da Idade Média. “Dividida em mais quatro períodos: Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. Teve seu fim após a dominação macedônica, que não conseguiu manter a unidade, e, depois, pela dominação romana, que, no entanto, incorporou a cultura grega e a fez chegar até os dias atuais”.

 

Segundo a pedagoga Sussileide Morais “a aula contou com a dinamicidade do professor, que com maestria conduziu as atividades, instigando os alunos a participarem ativamente na construção do saber. Houve sorteio de brindes durante as dinâmicas desenvolvidas em sala de aula”, disse.

 

Para Sussileide “momentos como esse, agregam para o crescimento pedagógico dos educandos. Aulas mais dinâmicas e colaborativas, fazem parte da didática trabalhada nas escolas SESI, e somam o conhecimento necessário para os avanços na educação dos nossos alunos”.

 

 De acordo com a gerente Juliane Loubach Sordino, “a civilização grega entre as demais europeias nascidas na Antiguidade foi a que mais deixou legado ao mundo ocidental contribuindo com elementos essenciais para a nossa constituição, influenciando inclusive nos aspetos da linguagem, politica, sistema educacional, ciências e tecnologia. Sendo esse, de vital importância nos dias de hoje”, finalizou.

 

 

 

 

 


Mais notícias

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável