IMPRENSA
22 de March de 2024 - 12h06

A- A A+

SESI de Pimenta Bueno participa da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down

A unidade SESI de Pimenta Bueno ganhou brilho especial com a realização das atividades alusivas ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Alunos e colaboradores chegaram à escola vestindo meias coloridas com o objetivo de despertar a atenção e promover a inclusão e aceitação de pessoas com essa síndrome.

 

Reconhecido desde 2012 pelas Nações Unidas, o dia 21 de março foi escolhido para a data comemorativa por representar a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, que causa a Síndrome de Down. A data foi escolhida como o Dia Internacional da Síndrome de Down, isso por fazer uma alusão à mutação genética que a causa: uma trissomia do cromossomo 21. A função da data é ampliar a conscientização e a disseminação de informações sobre a condição.

 

A ideia foi criada porque os cromossomos têm formato de meias e a intenção é conscientizar as pessoas de que ser diferente é divertido. Servidores, alunos, pais, colaboradores, parceiros, várias pessoas aderiram à campanha e saíram de casa com os pares de meias trocadas e coloridas.

 

Para demonstrar apoio à campanha, explicou a coordenadora pedagógica Renata Gaede “todos se uniram em solidariedade e reconhecimento à comunidade Down. Corredores e salas ficaram adornados pela variedade de meias coloridas com listras ou adornos divertidos e os alunos se tornaram embaixadores desta causa divulgando a ação inclusiva e conscientizando pelas redes sociais”.

 

Segundo Renata, o impacto dessas iniciativas vai além da campanha em si, deixando uma marca duradoura na mentalidade e na cultura do colégio. “Os alunos desenvolvem um maior entendimento e respeito pelas diferenças individuais, e a comunidade como um todo se torna mais acolhedora e solidária. Essa campanha não é apenas um evento isolado, mas sim parte de um compromisso contínuo com a inclusão em todas as suas formas”, ressaltou.

 

O gerente Diógenes Pierre ressaltou que o SESI, alunos e toda a equipe ao participar fortaleceram os sentimentos de realização e de esperança. “Sabemos que, ao aumentar a conscientização e promover a aceitação, contribuímos para um mundo mais inclusivo e compassivo para todos, independentemente de suas diferenças. Encaramos o futuro com otimismo, comprometidos em continuar apoiando e celebrando a diversidade em todas as suas formas”, afirmou.

 

“A iniciativa de usar meias coloridas trocadas é passar a mensagem de que o diferente também é legal e divertido, promove o debate sobre a conscientização e a inclusão de pessoas com Síndrome de Down na sociedade", acrescentou Pierre.

 

Ainda conforme o gerente do SESI de Pimenta Bueno, é comum que, nesse dia, sejam organizados eventos e atividades que gerem um debate sobre os direitos. “Na prática, isso contribui para desmistificar os achismos em relação à síndrome e abrir espaço para que as pessoas tenham mais oportunidades de desenvolvimento e convivência saudável”, alertou.

 

 

 

 


Mais notícias

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável