IMPRENSA
29 de April de 2024 - 09h53

A- A A+

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de solenidade da criação da cooperativa Mirim Coop Mund

A cerimônia de fundação e posse da 1º Cooperativa Mirim, Coop Mund contou com a presença da comunidade local e dos 42 participantes da Cooperativa Mirim, todos alunos, entre os 9 e 14 anos, da unidade SESI de Pimenta Bueno. Durante o evento, o grupo aprovou o Estatuto Social, apresentou o logotipo e chapa eleita dos Conselhos de Administração e Fiscal. Na ocasião, foi realizada a Pré-Assembleia da Cooperativa.

Em 2023, por meio do representante e colaborador Eduardo Scholze, do Sicoob Credip, foi feito o convite para implantar no SESI local, o programa Cooperativa Mirim do Instituto Sicoob. Desde então, as professoras orientadoras, Gisele Stadi, Helem Nasquez e Laura Anesia, têm trabalhado junto com a equipe da Cooperativa Sicoob Credip.

Eduardo Scholze explicou que o programa é tem por objetivo trazer para as crianças o que é e como nasce e o que faz a cooperativa na comunidade. Com a prática, as crianças aprendem o valor da coletividade, companheirismo e da cooperação, percebem que juntos tem a chance de fazerem coisas grandiosas que sozinhos não poderiam. No dia-a-dia, com as tarefas que a cooperativa mirim propõe tem a oportunidade de praticar a liderança e proatividade. As matérias escolares como história, matemática são trabalhadas dentro do contexto da cooperativa, proporcionando mais interatividade e melhora contínua".

De acordo com a professora orientadora Gisele Stadi, "o evento foi maravilhoso e contou com a participação de mais de 800 pessoas. Todos os participantes e familiares ficaram encantados com a naturalidade que os alunos conduziram o cerimonial. No final do evento foi apresentado o objeto de aprendizagem e foram vendidos mais de 100 pacotes de Pipoca Gourmet produzidos pelos alunos. Com o dinheiro arrecadado, os “cooperadinhos” investirão em ações filantrópicas ou que atendam os objetivos da coletividade e cooperação".

Segundo a professora Helem Nasquez, "a apresentação da cooperativa para o município foi um momento marcante para todos nós. Foi um divisor de águas para os alunos e professores envolvidos no programa, sendo de muito orgulho das professoras que estão a frente, com as demandas e ensinamentos. Foi gratificante ver o retorno positivo da comunidade", disse.

Conforme a coordenadora Pedagógica Renata Gaede “a participação dos estudantes, o incentivo ao cooperativismo em parceria com o SESI, são fundamentais para iniciativas educacionais. Envolvendo os alunos, promovendo valores cooperativos, fortalecemos o aprendizado prático e teórico, preparando os estudantes para serem cidadãos ativos e competentes no mundo atual”.

Para o gerente Diógenes Pierre, o verdadeiro poder da cooperação reside na união de esforços, na solidariedade e no compromisso comum com um ideal compartilhado. "Que a Cooperativa Mirim seja um testemunho vivo desse poder, guiando-nos em direção a um futuro mais justo, inclusivo e próspero para todos. Que os sonhos dos jovens hoje sejam as realizações de amanhã, e que cada passo dado em cooperação seja um passo em direção a um mundo melhor para todos nós", finalizou.

 

 


Mais notícias

DR de Rondônia presente na Reunião Nacional de Gestores de Saúde e Segurança na Indústria

SESI de Cacoal promove Sarau Literário para os alunos do Ensino Médio

SESI de Porto Velho trabalha questões socioemocionais com os alunos

Atividades socioemocionais e prova diagnóstica do Passe são temas de encontro de docentes