IMPRENSA
18 de April de 2024 - 11h08

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Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

Duas medalhas de ouro, seis de prata e cinco de bronze. Estes foram os resultados da participação dos alunos das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa (Porto Velho) e SESI Nova Mutum, nas duas fases da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), edição realizada em dezembro de 2023 e cuja classificação foi emitida pela organização do evento neste mês. As premiações foram realizadas com entrega de medalhas, certificados e a presença das famílias.

 

Considerada a maior olimpíada científica do país, a OBMEP pretende identificar talentos ainda mais jovens na matemática oriundos das escolas públicas e privadas do país. A organização lançou em 2022 a competição científica da área voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental denominada OBMEP Mirim, que conta com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da B3 Social, sendo realizada também com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para sua realização.

 

Os alunos Hadassah Emanuelle Pires Lemos e Israel Requiere Ribeiro receberam medalhas de ouro. Dante Reis Calixto Reis; Agatha Falcão da Vera Cruz; Yasmin de Jesus Ramos; Maria Luísa Freitas Gomes; Pedro dos Santos Queiroz; Sophie Araújo Piveta levaram medalhas de prata. Fernanda Mayana Bezerra Assunção; Chystal Emanuelly Lima Moura de Oliveira; Sophie Asllin Oliveira de Moraes; Sophia Paz Melgar; Ellen Beatriz Neri do Nascimento e Wallace Prestes dos Santos, conquistaram medalhas de bronze. 

 

Para 2024 a participação dos alunos do SESI está garantida e vão competir com o objetivo de conquistar mais medalhas de ouro. “Sentimos orgulho de nossos alunos e equipe de professores que realizam diariamente estratégias de ensino na conquista pela excelência”, elogiou a gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, Juliane Loubach.

 

Para pedagoga Heleny Nunes, coordenadora dos anos iniciais e finais, “foi um momento de construção e experiência no âmbito da Matemática, o que agrega significado ao processo de ensino aprendizagem”.

 

Conforme a pedagoga Ana Paula de Almeida, que atua na Educação Infantil aos anos finais, “cada etapa era uma vitória conquistada e até mesmo os alunos que não possuem habilidades na área da referida disciplina se envolveram e participaram êxito”, exultou.

 

Segundo a pedagoga dos anos iniciais, Alana Ingrid Couto, “a importância da participação da família no processo de ensino aprendizagem é fundamental para a conquista de excelentes resultados”, afirmou. “A cada participação, eles ganham mais experiência para a vida e para a construção de novos saberes”, completou.

 

OBMEP

 

A Olimpíada divide os alunos em dois níveis, Mirim 1 - alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental e Mirim 2 - alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A prova da 1ª Fase é composta de 15 questões objetivas. Os alunos classificados para a 2ª Fase realizam uma prova também composta de 15 questões objetivas.

 

Em cada uma das fases, para cada nível, o comitê de provas formado por profissionais qualificados e detentores de expertise necessária para preparar questões minuciosamente desenvolvidas para o público-alvo e em linguagem condizente com a faixa etária dos alunos, elabora, em cada edição, questões diferentes que estimulam a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos.

 

A 1ª edição da Olimpíada Mirim foi realizada em 2022, mais de 2 milhões e setecentos mil alunos do 2º, 3º, 4º e 5º anos de mais de 18 mil de escolas públicas, tiveram a chance de testar seus conhecimentos matemáticos em duas etapas, Prova da 1ª Fase e Prova da 2ª Fase. Da 2ª edição da Olimpíada Mirim – OBMEP participaram mais de 4 milhões e duzentos mil alunos de mais de 29 mil escolas públicas e privadas.

 

 


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