Alunos do NEM de Vilhena desenvolvem o projeto Natal Eletrônico
Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim
Duas medalhas de ouro, seis de prata e cinco de
bronze. Estes foram os resultados da participação dos alunos das unidades
SESI-SENAI-IEL Lagoa (Porto Velho) e SESI Nova Mutum, nas duas fases da
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), edição
realizada em dezembro de 2023 e cuja classificação foi emitida pela organização
do evento neste mês. As premiações foram realizadas com entrega de medalhas,
certificados e a presença das famílias.
Considerada a maior olimpíada científica do
país, a OBMEP pretende identificar talentos ainda mais jovens na matemática
oriundos das escolas públicas e privadas do país. A organização lançou em 2022
a competição científica da área voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino
Fundamental denominada OBMEP Mirim, que conta com apoio do Instituto de
Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da B3 Social, sendo realizada também com
recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e
Inovação para sua realização.
Os alunos Hadassah Emanuelle Pires Lemos e
Israel Requiere Ribeiro receberam medalhas de ouro. Dante Reis Calixto Reis;
Agatha Falcão da Vera Cruz; Yasmin de Jesus Ramos; Maria Luísa Freitas Gomes;
Pedro dos Santos Queiroz; Sophie Araújo Piveta levaram medalhas de prata.
Fernanda Mayana Bezerra Assunção; Chystal Emanuelly Lima Moura de Oliveira;
Sophie Asllin Oliveira de Moraes; Sophia Paz Melgar; Ellen Beatriz Neri do
Nascimento e Wallace Prestes dos Santos, conquistaram medalhas de bronze.
Para 2024 a participação dos alunos do SESI
está garantida e vão competir com o objetivo de conquistar mais medalhas de
ouro. “Sentimos orgulho de nossos alunos e equipe de professores que realizam
diariamente estratégias de ensino na conquista pela excelência”, elogiou a
gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, Juliane Loubach.
Para pedagoga Heleny Nunes, coordenadora dos
anos iniciais e finais, “foi um momento de construção e experiência no âmbito
da Matemática, o que agrega significado ao processo de ensino aprendizagem”.
Conforme a pedagoga Ana Paula de Almeida, que
atua na Educação Infantil aos anos finais, “cada etapa era uma vitória
conquistada e até mesmo os alunos que não possuem habilidades na área da
referida disciplina se envolveram e participaram êxito”, exultou.
Segundo a pedagoga dos anos iniciais, Alana
Ingrid Couto, “a importância da participação da família no processo de ensino
aprendizagem é fundamental para a conquista de excelentes resultados”, afirmou.
“A cada participação, eles ganham mais experiência para a vida e para a
construção de novos saberes”, completou.
OBMEP
A Olimpíada divide os alunos em dois níveis,
Mirim 1 - alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental e Mirim 2 - alunos do
4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A prova da 1ª Fase é composta de 15
questões objetivas. Os alunos classificados para a 2ª Fase realizam uma prova
também composta de 15 questões objetivas.
Em cada uma das fases, para cada nível, o
comitê de provas formado por profissionais qualificados e detentores de
expertise necessária para preparar questões minuciosamente desenvolvidas para o
público-alvo e em linguagem condizente com a faixa etária dos alunos, elabora,
em cada edição, questões diferentes que estimulam a criatividade e o raciocínio
lógico dos alunos.
A 1ª edição da Olimpíada Mirim foi realizada em
2022, mais de 2 milhões e setecentos mil alunos do 2º, 3º, 4º e 5º anos de mais
de 18 mil de escolas públicas, tiveram a chance de testar seus conhecimentos
matemáticos em duas etapas, Prova da 1ª Fase e Prova da 2ª Fase. Da 2ª edição
da Olimpíada Mirim – OBMEP participaram mais de 4 milhões e duzentos mil alunos
de mais de 29 mil escolas públicas e privadas.
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