IMPRENSA
18 de April de 2024 - 11h08

A- A A+

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

Duas medalhas de ouro, seis de prata e cinco de bronze. Estes foram os resultados da participação dos alunos das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa (Porto Velho) e SESI Nova Mutum, nas duas fases da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), edição realizada em dezembro de 2023 e cuja classificação foi emitida pela organização do evento neste mês. As premiações foram realizadas com entrega de medalhas, certificados e a presença das famílias.

 

Considerada a maior olimpíada científica do país, a OBMEP pretende identificar talentos ainda mais jovens na matemática oriundos das escolas públicas e privadas do país. A organização lançou em 2022 a competição científica da área voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental denominada OBMEP Mirim, que conta com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da B3 Social, sendo realizada também com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para sua realização.

 

Os alunos Hadassah Emanuelle Pires Lemos e Israel Requiere Ribeiro receberam medalhas de ouro. Dante Reis Calixto Reis; Agatha Falcão da Vera Cruz; Yasmin de Jesus Ramos; Maria Luísa Freitas Gomes; Pedro dos Santos Queiroz; Sophie Araújo Piveta levaram medalhas de prata. Fernanda Mayana Bezerra Assunção; Chystal Emanuelly Lima Moura de Oliveira; Sophie Asllin Oliveira de Moraes; Sophia Paz Melgar; Ellen Beatriz Neri do Nascimento e Wallace Prestes dos Santos, conquistaram medalhas de bronze. 

 

Para 2024 a participação dos alunos do SESI está garantida e vão competir com o objetivo de conquistar mais medalhas de ouro. “Sentimos orgulho de nossos alunos e equipe de professores que realizam diariamente estratégias de ensino na conquista pela excelência”, elogiou a gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, Juliane Loubach.

 

Para pedagoga Heleny Nunes, coordenadora dos anos iniciais e finais, “foi um momento de construção e experiência no âmbito da Matemática, o que agrega significado ao processo de ensino aprendizagem”.

 

Conforme a pedagoga Ana Paula de Almeida, que atua na Educação Infantil aos anos finais, “cada etapa era uma vitória conquistada e até mesmo os alunos que não possuem habilidades na área da referida disciplina se envolveram e participaram êxito”, exultou.

 

Segundo a pedagoga dos anos iniciais, Alana Ingrid Couto, “a importância da participação da família no processo de ensino aprendizagem é fundamental para a conquista de excelentes resultados”, afirmou. “A cada participação, eles ganham mais experiência para a vida e para a construção de novos saberes”, completou.

 

OBMEP

 

A Olimpíada divide os alunos em dois níveis, Mirim 1 - alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental e Mirim 2 - alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A prova da 1ª Fase é composta de 15 questões objetivas. Os alunos classificados para a 2ª Fase realizam uma prova também composta de 15 questões objetivas.

 

Em cada uma das fases, para cada nível, o comitê de provas formado por profissionais qualificados e detentores de expertise necessária para preparar questões minuciosamente desenvolvidas para o público-alvo e em linguagem condizente com a faixa etária dos alunos, elabora, em cada edição, questões diferentes que estimulam a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos.

 

A 1ª edição da Olimpíada Mirim foi realizada em 2022, mais de 2 milhões e setecentos mil alunos do 2º, 3º, 4º e 5º anos de mais de 18 mil de escolas públicas, tiveram a chance de testar seus conhecimentos matemáticos em duas etapas, Prova da 1ª Fase e Prova da 2ª Fase. Da 2ª edição da Olimpíada Mirim – OBMEP participaram mais de 4 milhões e duzentos mil alunos de mais de 29 mil escolas públicas e privadas.

 

 


Mais notícias

SESI Cacoal marca presença na Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador

SESI de Vilhena se mobiliza na Páscoa Solidária

Alunos do SESI de Porto Velho recebem as medalhas da OBMEP – 2024

Dia de música associada à leitura no SESI de Porto Velho