IMPRENSA
17 de April de 2024 - 12h01

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SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

Professores do Ensino Fundamental anos iniciais, finais e Ensino Médio das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa (Porto Velho) e SESI de Nova Mutum, participaram da formação com o tema arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem. Foram elencados e inseridos temas por campo e áreas de conhecimento, dentre eles: Mundo Verde, Tempo, Corpo Humano, Som, Tecnologia, Som, Números, Pluralidade Cultural do Mundo das Letras, Movimento e Rede Sociais.

 

A formação foi direcionada pelo professor Allan Robson Oliveira dos Santos, docente na área de Ciências da Natureza e Robótica. Ele apresentou de forma interativa conceitos para a organização de temas para o Torneio de Robótica e reflexão quanto a prática docente e o Programa SESI de Educação Tecnológica.  Foram realizadas atividades em grupos, selecionadas por tema e em cada equipe reuniu professores de diversas áreas.

 

Para o professor Allan Robson, “momento de formação tecnológico é de suma importância para alinhamento das metodologias, permitindo avanços no processo de ensino e aprendizagem e qualidade nas produções dos alunos. Tecnologia faz parte do DNA do SESI, alinhado com Artes é possível o desenvolvimento de mais habilidades e um engajamento maior dos nossos alunos. Um dos pontos em destaque foi como a arte e a tecnologia estão presentes na prática pedagógica e ambas com o objetivo e o papel de expressar uma educação inovadora”, disse.

 

Robson lembrou que o Programa SESI de Educação Tecnológica desenvolve de forma interdisciplinar habilidades e competências requeridas no mundo atual, com foco no pensamento computacional, letramento digital, iniciação científica e design (inovação, criação e solução).

 

As pedagogas Allana Ingrid Couto, Ana Paula de Almeida, Heleny Nunes e Sussileide Morais acompanharam as ações desenvolvidas e no decorrer das dinâmicas trouxeram às equipes indagações com frases norteadoras que refletiram em construções artísticas por meio de telas motivacionais.

 

A coordenadora de Educação Vanessa Pereira relatou que para compreensão do tema arte e tecnologia foram trabalhados conceitos, aplicabilidade, recursos em sala de aula, aprimorando o contexto apresentado. “A arte envolve diversas âmbitos e segundo Riccioto Canudo, vem expressa na escultura, arquitetura, dança, teatro, literatura e cinema. As artes podem ser representadas na área cênica, visual, musical e literatura, uma abordagem com amplo repertório de informações”.

 

Segundo ainda Vanessa, a formação proporcionou um momento de troca de experiências, mais interação entre os educadores de diversas áreas do conhecimento, além de enriquecer a grade curricular com disciplinas voltadas à arte e tecnologia como forma de expressão. Também fortaleceu o espírito crítico e a resolução de problemas mediante novas ferramentas.

 

A gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, Juliane Loubach ressaltou que ao apresentar cada tema, o professor Allan Robson aguçava a equipe com sugestões de trabalho e imagens motivadoras de experiências de ações ligadas à ciência e tecnologia. “A cada componente apresentado, um leque de informações era aflorado. As ideias foram surgindo diante da proposta e consequentemente com apresentações de ações e práticas inovadoras”, declarou.

 

“O propósito é permitir que o aluno seja capaz de tomar decisões articuladas com as tecnologias tradicionais, contemporâneas e digitais por meio de um aprendizado que estimule a criatividade, criticidade, autonomia, responsabilidade e colaboração”, explicou Juliane.

 

No ponto de vista do gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, a educação básica tem muitos recursos e precisa usá-los com o intuito de melhorar a didática e consequentemente o aprendizado. “As escolas SESI têm esse viés, porque tudo isso ajuda imensamente, pois abre um leque de conhecimentos e informações que os alunos devem e precisam acessar, absorver e aprender, mas de maneira criteriosa, crítica e criativa”, pontuou.

 

Para Coelho, “essa formação vai contribuir para abrir novos horizontes e despertar nos professores e obviamente, nos estudantes, o aumento da sensibilidade, do humanismo e para enxergar a vida com um pouco mais de complexidade e assim poder também ensinar, no caso nosso, do SESI, onde o professor precisa, ao longo do desenvolvimento da sua disciplina específica ou técnica, inserir ou aprender a viver, que é falar de forma transversal. Então, tudo isso o docente, hoje precisa adquirir como competência, porque o avanço da educação está nesse campo e daí a importância dessa formação, que traz uma visão inovadora ao mesclar arte e tecnologia”, finalizou.

 

 


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