Alunos do NEM de Vilhena desenvolvem o projeto Natal Eletrônico
SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem
Professores do Ensino Fundamental anos iniciais,
finais e Ensino Médio das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa (Porto Velho) e SESI de
Nova Mutum, participaram da formação com o tema arte e tecnologia como
ferramenta de aprendizagem. Foram elencados e inseridos temas por campo e áreas
de conhecimento, dentre eles: Mundo Verde, Tempo, Corpo Humano, Som,
Tecnologia, Som, Números, Pluralidade Cultural do Mundo das Letras, Movimento e
Rede Sociais.
A formação foi direcionada pelo professor Allan
Robson Oliveira dos Santos, docente na área de Ciências da Natureza e Robótica.
Ele apresentou de forma interativa conceitos para a organização de temas para o
Torneio de Robótica e reflexão quanto a prática docente e o Programa SESI de
Educação Tecnológica. Foram realizadas atividades em grupos, selecionadas
por tema e em cada equipe reuniu professores de diversas áreas.
Para o professor Allan Robson, “momento de
formação tecnológico é de suma importância para alinhamento das metodologias,
permitindo avanços no processo de ensino e aprendizagem e qualidade nas
produções dos alunos. Tecnologia faz parte do DNA do SESI, alinhado com Artes é
possível o desenvolvimento de mais habilidades e um engajamento maior dos
nossos alunos. Um dos pontos em destaque foi como a arte e a tecnologia estão
presentes na prática pedagógica e ambas com o objetivo e o papel de expressar
uma educação inovadora”, disse.
Robson lembrou que o Programa SESI de Educação
Tecnológica desenvolve de forma interdisciplinar habilidades e competências
requeridas no mundo atual, com foco no pensamento computacional, letramento
digital, iniciação científica e design (inovação, criação e solução).
As pedagogas Allana Ingrid Couto, Ana Paula de
Almeida, Heleny Nunes e Sussileide Morais acompanharam as ações desenvolvidas e
no decorrer das dinâmicas trouxeram às equipes indagações com frases
norteadoras que refletiram em construções artísticas por meio de telas
motivacionais.
A coordenadora de Educação Vanessa Pereira
relatou que para compreensão do tema arte e tecnologia foram trabalhados
conceitos, aplicabilidade, recursos em sala de aula, aprimorando o contexto
apresentado. “A arte envolve diversas âmbitos e segundo Riccioto Canudo, vem
expressa na escultura, arquitetura, dança, teatro, literatura e cinema. As
artes podem ser representadas na área cênica, visual, musical e literatura, uma
abordagem com amplo repertório de informações”.
Segundo ainda Vanessa, a formação proporcionou
um momento de troca de experiências, mais interação entre os educadores de diversas
áreas do conhecimento, além de enriquecer a grade curricular com disciplinas
voltadas à arte e tecnologia como forma de expressão. Também fortaleceu o
espírito crítico e a resolução de problemas mediante novas ferramentas.
A gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa,
Juliane Loubach ressaltou que ao apresentar cada tema, o professor Allan Robson
aguçava a equipe com sugestões de trabalho e imagens motivadoras de
experiências de ações ligadas à ciência e tecnologia. “A cada componente
apresentado, um leque de informações era aflorado. As ideias foram surgindo
diante da proposta e consequentemente com apresentações de ações e práticas
inovadoras”, declarou.
“O propósito é permitir que o aluno seja capaz
de tomar decisões articuladas com as tecnologias tradicionais, contemporâneas e
digitais por meio de um aprendizado que estimule a criatividade, criticidade,
autonomia, responsabilidade e colaboração”, explicou Juliane.
No ponto de vista do gerente de Educação Básica
e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, a educação básica tem muitos
recursos e precisa usá-los com o intuito de melhorar a didática e
consequentemente o aprendizado. “As escolas SESI têm esse viés, porque tudo
isso ajuda imensamente, pois abre um leque de conhecimentos e informações que
os alunos devem e precisam acessar, absorver e aprender, mas de maneira
criteriosa, crítica e criativa”, pontuou.
Para Coelho, “essa formação vai contribuir para
abrir novos horizontes e despertar nos professores e obviamente, nos
estudantes, o aumento da sensibilidade, do humanismo e para enxergar a vida com
um pouco mais de complexidade e assim poder também ensinar, no caso nosso, do SESI,
onde o professor precisa, ao longo do desenvolvimento da sua disciplina
específica ou técnica, inserir ou aprender a viver, que é falar de forma
transversal. Então, tudo isso o docente, hoje precisa adquirir como
competência, porque o avanço da educação está nesse campo e daí a importância
dessa formação, que traz uma visão inovadora ao mesclar arte e tecnologia”,
finalizou.
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