IMPRENSA
01 de April de 2024 - 10h51

A- A A+

Simulados de provas são essenciais para os alunos, diz gerente de Educação

A aplicação do simulado ajuda os estudantes a lidar com fatores diferentes daqueles experimentados em uma avaliação na escola, mas que são importantes e impactam o resultado nas provas oficiais. As unidades do SESI em Rondônia, por ano, além dos simulados que compõem a avaliação escolar, realiza os de avaliação diagnóstica para estudantes do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª do Ensino Médio. Realiza ainda simulados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este específico para estudantes deste período.

Os simulados podem ser um instrumento muito valioso no processo de aprendizagem dos alunos. Além de os ajudar a fixar os conteúdos aprendidos, são um caminho para que eles entendam como se portar diante de exames que encontrarão não só na escola, mas pelo resto da vida, como o Enem e os concursos públicos.

Segundo o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, a aplicação de simulados auxilia o aluno a traçar sua estratégia de prova e poderá, por exemplo, testar se é melhor escrever a redação antes ou depois de responder às questões objetivas. “Como a estratégia de realização da prova é diferente para cada aluno, é importante que seja testada e adaptada ao que melhor funciona para cada um. Por isso, o SESI se dedica a melhorar o desempenho dos nossos alunos a cada dia”, disse. 

Para Coelho, o aluno ao se preparar vai compreender o foco das provas, pois os simulados são uma forma de o estudante descobrir a lógica de funcionamento do exame para o qual está se preparando e evita ser pego de surpresa na hora de realização da prova definitiva.


Mais notícias

Alunos do SESI de Pimenta Bueno integram cooperativa Mirim Coop Mund

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses