IMPRENSA
14 de November de 2024 - 17h55

A- A A+

Libras é tema de entrevista na Unidade do SESI de Cacoal

O Colégio SESI de Cacoal realizou nesta semana uma entrevista especial com a intérprete de Libras, Crislaini Salomão, para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. O evento teve como objetivo sensibilizar os jovens para a importância da acessibilidade e inclusão, principalmente na comunicação entre pessoas ouvintes e surdas. Com essa atividade, o colégio buscou promover a empatia, valorizar a diversidade, estimular o senso crítico sobre acessibilidade e inclusão, além de incentivar a produção textual dos alunos a partir da entrevista.


As metas da ação incluíram proporcionar uma compreensão mais profunda da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e do bilinguismo, estimular o respeito pela diversidade linguística e cultural, e promover uma experiência prática de trabalho em grupo, na qual pesquisa, diálogo e cooperação foram fundamentais. A atividade pretendeu despertar nos alunos um olhar crítico e empático em relação à inclusão, contribuindo para uma sociedade mais justa e acolhedora.


A professora de Linguagens, Cláudia Nepomuceno, ressaltou que a atividade foi uma experiência enriquecedora, permitindo aos alunos explorarem a Libras e o contexto da acessibilidade. “A atividade foi realizada em etapas. Inicialmente, os grupos pesquisaram sobre bilinguismo, diversidade e inclusão. Em seguida, elaboraram as entrevistas e, por fim, construíram reportagens, sempre com muito diálogo e cooperação entre todos. Durante a entrevista, foi visível a euforia e o encantamento dos alunos ao descobrirem como se comunicar por meio da Libras”, destacou a professora.


Para a aluna Beatriz Kelly, o projeto foi marcante e trouxe informações importantes para todos os participantes. “Foi uma oportunidade única, que ampliou nosso conhecimento sobre a Língua de Sinais e nos fez refletir sobre a importância do bilinguismo, da diversidade e da inclusão na escola”, comentou.


O contato com a Libras permite que os alunos se comuniquem de forma inclusiva e eficaz com colegas surdos, criando um ambiente escolar mais acolhedor e colaborativo. Além disso, o aprendizado da Libras expande as oportunidades de carreira e interação social, preparando os estudantes para um mundo cada vez mais diverso e interconectado. “A educação em Libras contribui para a quebra de barreiras e preconceitos, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças. Ao valorizar e ensinar Libras, estamos formando cidadãos mais conscientes, inclusivos e preparados para contribuir positivamente com a sociedade”, enfatizou Rosiani Módolo, coordenadora de educação do SESI de Cacoal.


Para 2025, o Colégio SESI de Cacoal está com matrículas abertas. A instituição oferece uma proposta educacional inovadora que inclui temas como inclusão e acessibilidade, preparando os alunos para serem protagonistas em uma sociedade plural.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Alunos do NEM de Vilhena desenvolvem o projeto Natal Eletrônico

Licença Ambiental SESI

SESI de Vilhena encerra atividades escolares com o JISESI

Noite festiva na formatura do NEM – Itinerário Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do SESI de Cacoal