IMPRENSA
20 de December de 2024 - 11h49

A- A A+

Alunos do NEM de Vilhena desenvolvem o projeto Natal Eletrônico

Para encerrar as atividades letivas da unidade SESI de Vilhena, os alunos do 2º ano do Novo Ensino Médio (NEM) desenvolveram o Projeto Natal Eletrônico, com o objetivo de desenvolver nos alunos as habilidades de montagem e soldagem de componentes eletrônicos, modelagem e impressão 3D, operação de corte a laser e programação de sistemas embarcados utilizando a linguagem


O professor engenheiro eletricista Willian Flavio Batista de Vargas coordenou as atividades junto da primeira turma do curso técnico em IoT (Internet das Coisas). Os trabalhos começaram a ser desenvolvidos em novembro deste ano, se encerrando nas primeiras semanas de dezembro, com uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.


Segundo o professor Willian, a atividade foi muito positiva e contou com a contribuição de todos os alunos. "Considero essa ação extremamente positiva e enriquecedora. Foi uma oportunidade incrível para os alunos integrarem teoria e prática, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula em um projeto real. O uso criativo das tecnologias da Indústria 4.0 em um contexto lúdico, como a celebração do Natal, mostrou que a tecnologia vai muito além do ambiente industrial e pode ser usada para criar algo especial e inovador”, afirmou.


Além disso, destacou o professor, o engajamento dos alunos e o trabalho em equipe foram aspectos marcantes. “Eles demonstraram como a colaboração e a criatividade coletiva podem transformar ideias em algo funcional e cativante. O resultado final foi visualmente bonito, funcional e cheio de significado, criando uma atmosfera especial que encantou a todos. O mais gratificante foi ver como essa atividade motivou os participantes e mostrou o potencial deles para realizar projetos futuros, usando a tecnologia de forma prática e impactante. Foi um exemplo perfeito de como o aprendizado pode ser aplicado de maneira inovadora e emocionante”, comentou.


Para a aluna Julia Daniele Alvarenga Silva, a tarefa proposta foi enriquecedora. "Participar da montagem da árvore foi uma experiência maravilhosa. Apesar de alguns desafios durante o processo, como os ajustes nos pisca-piscas, todo o trabalho, mesmo sendo cansativo, foi muito divertido e gratificante. Um dos maiores desafios foi colocar os LEDs dentro da árvore, um processo que exigiu bastante paciência e cuidado. Cada etapa demandou atenção para garantir que tudo funcionasse corretamente e estivesse bem ajustado. O aprendizado foi enorme. Eu aprendi um pouco sobre Arduino e muito sobre como fazer soldas, especialmente envolvendo LEDs e resistores. Compreendi que, mesmo repetindo o processo várias vezes, é preciso perseverança para alcançar o resultado esperado”, explicou.


Julia falou também que “superar esses desafios foi muito gratificante. Refazer o que precisava ser ajustado até tudo funcionar corretamente foi uma experiência de superação e aprendizado que levarei comigo”, comemorou.


Segundo a pedagoga Vaniere Padilha de Lima Souza, o projeto Natal Eletrônico foi um sucesso, ação extremamente positiva onde os alunos trabalharam em equipe, e foi proporcionado a eles uma experiência enriquecedora onde    integraram teoria e prática, e o uso da tecnologia.


O SESI proporciona ao seu filho aulas que combinam o ensino regular com as tecnologias que o mundo exige. Matricule seu filho em uma das nossas unidades de Rondônia.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Licença Ambiental SESI

SESI de Vilhena encerra atividades escolares com o JISESI

Noite festiva na formatura do NEM – Itinerário Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do SESI de Cacoal

SESI de Porto Velho realiza formatura de duas turmas do NEM