IMPRENSA
11 de February de 2025 - 16h33

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SESI de Vilhena desenvolve projeto Mulheres e Meninas na Ciência

Promover a compreensão histórica e dialética das contribuições científicas de mulheres, por meio de uma abordagem interdisciplinar e tecnológica, incentivando debates e análises comparativas que promovam o reconhecimento igualitário de gêneros na ciência. Esse foi o objetivo do projeto “Mulheres e Meninas na Ciência, desenvolvido pelo colégio SESI de Vilhena desde o início ano letivo.


O projeto teve a coordenação dos professores, Adriana Willers e Sebastiana Rodrigues, da disciplina de Língua Portuguesa e Produção de Texto, Mateus Leonardo Cassimiro Vasconcelos, de História; Silvio Luiz Vischroski, mentor do Núcleo de Educação Tecnológia e Thiago Rockenbach, de Ciências, e foi direcionado aos alunos das turmas do 8º ano do Ensino Fundamental II.


De acordo com a professora Adriana Willers, estudar as contribuições das mulheres na ciência é essencial para reconhecer seu papel histórico e inspirar futuras gerações. “Além disso, ensinar os alunos a usar novas tecnologias amplia seu potencial de aprendizado e inovação, preparando-os para os desafios do futuro", afirmou Adriana.


Ela explicou que a partir do material disponível pela Rede Sede de Educação Tecnológica do 8º ano do Ensino Fundamental, o tema foi escolhido pelos seguintes motivos: destacar as contribuições das mulheres na ciência na data comemorativa ao tema, 11 de fevereiro – “Dia Internacional das Mulheres na Ciência”, reconhecer contribuições históricas de mulheres cientistas que foram esquecidas ou subestimadas ao longo da história, inspirar futuras gerações, principalmente, jovens meninas a seguir carreiras científicas e tecnológicas, mostrar que mulheres e meninas enriquecem a ciência através de novas ideias e abordagens no campo científico e incentivar a pesquisa em fontes confiáveis para garantir a autenticidade e veracidade das informações associadas ao tema.


Para o professor Silvio Luiz Vischroski, a atividade vem ao encontro com a Proposta do Programa SESI de Educação Tecnológica, que visa promover a inclusão, incentivar a diversidade e estimular o interesse das alunas nas áreas de ciência e tecnologia, por meio de experiências práticas e inspiradoras que destacam a contribuição das mulheres na ciência ao longo da história.


“Mulheres notáveis como Nise da Silveira, Marie Curie, Rosalind Franklin, Ada Lovelace, Jane Goodall, Rachel Carson e Katherine Johnson não apenas revolucionaram suas respectivas áreas, mas também abriram caminhos para futuras gerações de cientistas. Ao introduzir essas figuras inspiradoras no currículo, o programa mostra a importância e o impacto das contribuições femininas na ciência, incentivando jovens alunas a seguirem carreiras científicas e tecnológicas”, destacou Vischroski.


Segundo a aluna Letícia Vargas da Silva, a experiência foi enriquecedora. “Na escola, a gente aprende como é importante valorizar a diversidade. Quando estudamos cientistas famosas, como Marie Curie e Rosalind Franklin, vemos que a ciência é para todos. Isso inspira mais meninas a se interessarem pela área e ajuda a construir uma sociedade mais justa. É importante valorizar a contribuição de todas as pessoas”, comentou.


A pedagoga Rosimeire da C. Lobato Mischiatti, reforçou que atividades deste porte valorizam o potencial feminino e incentivam as mulheres a entrar no mundo tecnológico, além de exaltar a importância da conscientização da sociedade e do fortalecimento do compromisso de todos na promoção da igualdade de direitos entre meninas e meninos, homens e mulheres nos diversos níveis do sistema educacional.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


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