IMPRENSA
13 de February de 2025 - 10h34

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SESI de Vilhena ensina a Física utilizando projetos maker

O colégio SESI de Vilhena proporcionou uma atividade maker com os alunos do 9º ano. As aulas ocorridas entre os dias 3 e 11, tiveram como objetivo desenvolver uma catapulta usando materiais cotidianos como palitos de picolé, prendedores de roupa e fita adesiva, para aplicar e explorar conceitos fundamentais de física, como força, movimento e energia, enquanto se incentiva a criatividade, a sustentabilidade e o trabalho em equipe através de um projeto educativo e inovador.

 

Os alunos tiveram a oportunidade de conferir como a ciência e a engenharia se manifestam no mundo real, o que torna o aprendizado mais envolvente e significativo. Além disso, esses projetos promovem habilidades essenciais como criatividade, inovação, trabalho em equipe e identificar, analisar e solucionar desafios de forma eficaz.

 

De acordo com o professor Silvio Luiz Vichroski, os projetos makers são essenciais nas aulas de robótica porque estimulam a criatividade e a inovação dos alunos. “Ao usar materiais simples para resolver problemas complexos, os estudantes aplicam conceitos teóricos de maneira prática, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo”, comentou

 

Vichroski acrescentou que esses projetos promovem o trabalho em equipe e a colaboração, habilidades essenciais para qualquer carreira futura. Eles também incentivam a persistência e a resiliência, já que os alunos aprendem a enfrentar desafios e buscar soluções criativas. “Em resumo, os projetos 'makers' preparam os alunos para serem inovadores e líderes no futuro”, falou.

 

Para a aluna Amanda Feitosa Vieira do 9º ano B, a atividade superou suas expectativas neste início de ano. "Foi uma experiência incrível em poder aplicar os conceitos de física na prática e ver o resultado final funcionando. Usar materiais simples, como palitos de picolé e prendedores de roupa, me fez perceber que, com criatividade e inovação, podemos criar soluções impressionantes. Além disso, trabalhar em equipe e colaborar com meus colegas tornou tudo ainda mais divertido e enriquecedor. Mal posso esperar para o próximo projeto", afirmou.

 

A coordenadora de educação, Aline Luciana Souza ressaltou que os projetos makers são parte fundamental de currículo, pois permitem que os alunos transformem a teoria em prática de maneira criativa e colaborativa. “Ao desenvolverem, por exemplo, uma catapulta com materiais simples como palitos de picolé e prendedores de roupa, nossos alunos aplicam conceitos de física de forma divertida e envolvente. Esses projetos fortalecem o aprendizado e promovem habilidades essenciais como trabalho em equipe, persistência e resolução de problemas”, garantiu.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


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