SESI-RO fica acima da média na avaliação de desempenho da rede nacional em qualidade de ensino
SESI de Vilhena ensina a Física utilizando projetos maker
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O colégio SESI de Vilhena
proporcionou uma atividade maker com os alunos do 9º ano. As aulas ocorridas
entre os dias 3 e 11, tiveram como objetivo desenvolver uma catapulta usando
materiais cotidianos como palitos de picolé, prendedores de roupa e fita
adesiva, para aplicar e explorar conceitos fundamentais de física, como força,
movimento e energia, enquanto se incentiva a criatividade, a sustentabilidade e
o trabalho em equipe através de um projeto educativo e inovador.
Os alunos tiveram a
oportunidade de conferir como a ciência e a engenharia se manifestam no mundo
real, o que torna o aprendizado mais envolvente e significativo. Além disso,
esses projetos promovem habilidades essenciais como criatividade, inovação,
trabalho em equipe e identificar, analisar e solucionar desafios de forma
eficaz.
De acordo com o professor
Silvio Luiz Vichroski, os projetos makers são essenciais nas aulas de robótica
porque estimulam a criatividade e a inovação dos alunos. “Ao usar materiais
simples para resolver problemas complexos, os estudantes aplicam conceitos
teóricos de maneira prática, tornando o aprendizado mais envolvente e
significativo”, comentou
Vichroski acrescentou que
esses projetos promovem o trabalho em equipe e a colaboração, habilidades
essenciais para qualquer carreira futura. Eles também incentivam a persistência
e a resiliência, já que os alunos aprendem a enfrentar desafios e buscar
soluções criativas. “Em resumo, os projetos 'makers' preparam os alunos para
serem inovadores e líderes no futuro”, falou.
Para a aluna Amanda Feitosa
Vieira do 9º ano B, a atividade superou suas expectativas neste início de ano.
"Foi uma experiência incrível em poder aplicar os conceitos de física na
prática e ver o resultado final funcionando. Usar materiais simples, como
palitos de picolé e prendedores de roupa, me fez perceber que, com criatividade
e inovação, podemos criar soluções impressionantes. Além disso, trabalhar em
equipe e colaborar com meus colegas tornou tudo ainda mais divertido e
enriquecedor. Mal posso esperar para o próximo projeto", afirmou.
A coordenadora de educação, Aline
Luciana Souza ressaltou que os projetos makers são parte fundamental de
currículo, pois permitem que os alunos transformem a teoria em prática de
maneira criativa e colaborativa. “Ao desenvolverem, por exemplo, uma catapulta
com materiais simples como palitos de picolé e prendedores de roupa, nossos
alunos aplicam conceitos de física de forma divertida e envolvente. Esses
projetos fortalecem o aprendizado e promovem habilidades essenciais como
trabalho em equipe, persistência e resolução de problemas”, garantiu.
Jornalista: Andréa Machado
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