IMPRENSA
08 de April de 2025 - 11h16

A- A A+

SESI de Porto Velho propõe aula que vivencia planejamento de finanças

As turmas do 3º ano do Ensino Fundamental do SESI vivenciaram uma experiência nova e prática ao criar um mercadinho na escola. O objetivo foi trabalhar o sistema monetário de forma lúdica e divertida, momento em que os alunos puderam desenvolver habilidades essenciais para a vida, como responsabilidade, planejamento e tomada de decisões.


Desenvolvida pelas professoras Irinilde do Carmo e Priscila Freitas, a atividade aconteceu nesta segunda-feira, 7, no pátio do colégio, onde foi montado um mercadinho com diversos produtos. Cada aluno recebeu uma quantia simbólica em dinheiro de brinquedo e teve a missão de administrar suas compras de acordo com o valor disponível.


Além de assimilarem conceitos matemáticos, os estudantes também vivenciaram a prática do comércio, exercitando o uso do dinheiro, o cálculo de troco e o planejamento de orçamentos. A iniciativa, que alia teoria e prática, tornou a aprendizagem mais dinâmica, engajadora e significativa para os alunos, fazendo com que eles experimentassem, na prática, situações do cotidiano comercial.


Para a professora Irinilde, a atividade foi marcada por um dia repleto de aprendizado e diversão. “Os alunos puderam exercitar também as habilidades essenciais para o futuro, como raciocínio lógico, tomada de decisão e cooperação. A proposta proporcionou uma vivência concreta dos conteúdos trabalhados em sala de aula, tornando o processo de aprendizagem mais engajador e significativo”, afirmou.


Conforme a professora Priscila, a proposta da aula é conscientizar os alunos desde as primeiras séries, sobre a importância da administração financeira. “Eles lidaram com dinheiro, calcularam troco e organizaram suas finanças. A ação tornou o processo de aprendizagem mais dinâmico, engajador, despertando o interesse pelo planejamento de orçamento, preparando para os desafios futuros”, disse.


Para a aluna Cindy Labajos Bueno a experiência em poder administrar seu “dinheiro” foi enriquecedora. “Achei a atividade muito legal, pois aprendemos sobre continhas de matemática, conhecemos os valores do dinheiro e os preços dos produtos do supermercado”, comentou.

 Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Metodologia Científica é apresentada para os alunos do SESI de Cacoal

SESI Cacoal marca presença na Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador

SESI de Vilhena se mobiliza na Páscoa Solidária

Alunos do SESI de Porto Velho recebem as medalhas da OBMEP – 2024