IMPRENSA
09 de June de 2025 - 11h38

A- A A+

Turma da Nova EJA do SESI de Porto Velho faz experiência na prática

Na aula prática de ciências, realizada na última semana, os alunos da Nova EJA (Educação de Jovens e Adultos) do SESI de Porto Velho tiveram uma experiência enriquecedora no laboratório. Divididos em grupos, o objetivo foi a produção de lâminas microscópicas para a observação de células eucariontes, coletadas da mucosa bucal.


Ao chegarem ao laboratório, a expectativa e a curiosidade eram visíveis na expressão de cada estudante. O professor de Ciências da Natureza, Cristinei Lima de Araújo, iniciou a atividade com uma breve, mas detalhada, explicação sobre o procedimento. Ele demonstrou passo a passo como coletar o material da boca de forma segura e higiênica, como espalhá-lo delicadamente sobre a lâmina e, em seguida explicou como adicionar o corante vital para realçar as estruturas celulares. A atenção era total, e as perguntas surgiam à medida que a explicação avançava, evidenciando o interesse em aprender.


Após as instruções teóricas, os grupos receberam seus materiais e colocaram os ensinamentos em prática. Cada aluno confeccionou sua própria lâmina microscópica. Havia muita colaboração enquanto eles trabalhavam juntos, auxiliando-se mutuamente e trocando dicas. A precisão e o cuidado eram notáveis, revelando um grande senso de responsabilidade com a atividade.


Depois da preparação das lâminas, foi o momento de observação ao microscópio. A surpresa e admiração eram constantes à medida que as células, antes invisíveis a olho nu, surgiam em suas telas, com seus núcleos e citoplasma claramente visíveis. Essa experiência tátil e visual proporcionou uma compreensão mais profunda e concreta do que é uma célula eucarionte, transformando um conceito abstrato em uma realidade palpável.


Segundo o professor Araújo, foi uma aula de descobertas entre os alunos. “Pudemos constatar um engajamento notável por parte dos alunos, que demonstraram grande interesse e dedicação em cada etapa do procedimento. Esta abordagem prática solidificou a compreensão de conceitos biológicos complexos e estimulou a autonomia e o raciocínio investigativo, elementos cruciais para a formação integral de nossos estudantes”, informou.


Para a pedagoda do SESI, Lucélia Inácio dos Santos, a abordagem prática é fundamental para o público da EJA, pois ela transforma conceitos abstratos em experiências tangíveis, facilitando a compreensão e a internalização do conhecimento. “Além disso, essas atividades promovem o desenvolvimento de habilidades essenciais, como o trabalho colaborativo, o raciocínio crítico e a autonomia na resolução de problemas”, comentou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Volta às aulas tem reencontros, sorrisos e novos sonhos no SESI de Cacoal

SESI de Pimenta Bueno recepciona alunos após recesso escolar

SESI de Porto Velho promove formação docente do Novo Ensino Médio

SESI de Cacoal volta às origens nos festejos "julinos"