IMPRENSA
03 de July de 2025 - 13h53

A- A A+

SESI de Cacoal incentiva contato com a literatura clássica

O estímulo à formação leitora e o pensamento crítico foram promovidos durante a Tertúlia Literária no colégio SESI de Cacoal nesta semana, junto aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. A proposta que integra o planejamento pedagógico da instituição, objetiva incentivar o protagonismo juvenil na interpretação e no debate de obras literárias consagradas, por meio da leitura, oralidade e argumentação.


Os estudantes foram convidados a produzir textos autorais inspirados na obra lida, promovendo a transposição dos conhecimentos discutidos para a prática da escrita criativa e reflexiva. Além disso, a atividade despertou o interesse por novas leituras e ampliou o repertório cultural da turma, que expressou maior participação em rodas de conversa e tarefas interpretativas nas aulas de Língua Portuguesa. A coordenação pedagógica e a professora Claudia Nepomuceno já planejam novas edições da tertúlia envolvendo outros autores e gêneros literários, consolidando essa proposta como uma estratégia contínua de formação leitora e crítica no currículo da escola.


Para a professora Cláudia Nepomuceno, do Núcleo de Formação Docente e Mentoria, a tertúlia pedagógica representa uma oportunidade para incentivar os estudantes a conhecer e se aprofundar nos textos clássicos da literatura universal. “Foi um momento de trocas essenciais, em que os alunos e alunas realizaram uma leitura orientada e traçaram conexões significativas com a realidade”, explicou.


A professora acrescentou que a ação permitiu compreender que a literatura, enquanto expressão artística, reflete o contexto histórico e social de sua época, ampliando o olhar crítico dos jovens leitores.


Segundo a aluna Geovana Mendes, a literatura consegue unir o clássico ao moderno. “Nunca tinha parado para pensar em como um texto antigo pode ter tanto a ver com o mundo de hoje. Foi surpreendente perceber que, mesmo escrito há tantos anos, ele ainda fala sobre situações que vivemos atualmente. As conversas com meus colegas durante a tertúlia me fizeram enxergar o texto por outras perspectivas e refletir de um jeito diferente”, ponderou.


A coordenadora de Educação Marla Mendes, disse que o SESI apresenta formas criativas que despertem o interesse pela literatura clássica. “Acreditamos no poder da leitura como ferramenta de transformação. Ver nossos estudantes engajados em debates tão ricos é um reflexo do trabalho coletivo entre professores, equipe pedagógica e alunos”, evidenciou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

SESI de Cacoal volta às origens nos festejos "julinos"

SESI de Pimenta Bueno promove o Piquenique do Intervalo

Alunos do Colégio SESI de Pimenta Bueno recebem premiação da 19ª OBMEP 2024

Raízes do Brasil é tema da festa “julina” do SESI de Vilhena