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SESI de Nova Mutum desenvolve atividade Lekto na aula de Geografia

Os alunos do 8° ano A, da Escola SESI de Nova Mutum Paraná, realizaram um projeto referente ao Lekto, utilizando-se da exposição de banner e comidas típicas brasileiras discutindo o tema: Diversidade e interculturalidade: O Brasil na rota das migrações, complementando as atividades da disciplina Geografia, realizado no referido espaço escolar, para toda a comunidade educacional da escola. O objetivo foi promover uma mostra com foco na cultura brasileira, desenvolver de diversidade e interculturalidade com direcionamento à rota das migrações.
Os alunos foram divididos em
três grupos e cada um deles ficou responsável, representando as regiões do
Brasil. Cada um foi desafiado a apresentar o projeto aos colegas as particularidades
das regiões e, na sequência, avaliar o trabalho dos grupos individualmente, e
assim refletir e compreender melhor os conteúdos trabalhados. Os alunos se
dedicaram nas produções dos trabalhos, banners, suporte móvel confeccionado de
Madeira e PVC artesanal, ilustrados com os temas das regiões, os trabalhos
foram expostos ao ar-livre e, os alunos comentaram acerca de suas experiências,
na qual discutiram a importância de conhecer melhor o Brasil.
A aluna pertencente do grupo 1
disse falou sobre a importância de saber as culturas das diversas localidades
do Brasil. “O trabalho foi uma experiência grandiosa, primeiramente de saber o
que é cultura e, interessante por viajar nas diferentes culturas sem sair do
lugar que moramos”, explicou. Já o aluno Luan Nunes da Silva, integrante do
grupo 2, ficou maravilhado com a riqueza cultural do Brasil.
O aluno Lucas André Cartogeno
Velozo, membro do grupo 3 falou sobre o trabalho dos colegas e da sua equipe. “Todas
as apresentações produzidas pelos colegas, refletem a forma com que falamos,
nos vestimos, nas nossas danças e festas que expressam o nosso lugar no mundo,
a identidade de um povo expressa na sua cultura”, salientou.
A Professora de geografia
Letícia de Azevedo Passos ressaltou a importância do trabalho desenvolvido
pelos estudantes. “Este trabalho é de fundamental importância, pois consiste na
representação da cultura brasileira: Diversidade e interculturalidade: O Brasil
na rota das migrações. Destacamos ser de grande relevância para conhecermos com
mais detalhes as culturas das diferentes regiões brasileiras. Além disso, o trabalho
possibilitou o enriquecimento intelectual dos alunos sobre o que é a
interculturalidade”, comentou.
A professora acrescentou que “que
a culinária brasileira, carrega aspectos claros de interculturalidade, derivados
da miscigenação e tradições vivas em nosso contexto social, desde aqueles já
existentes antes da chegada do colonizador, como, por exemplo, o cultivo alimentar
da mandioca, feito pelos indígenas, até as influências africanas, asiáticas,
europeias e de outras nações a se manifestarem nos ingredientes, modo de
preparar o prato, nomes atribuídos a estes são reflexo do paradigma identitário
do Brasil e não devem ficar nas entrelinhas do conhecimento. Assim, pode-se
observar que o objetivo do trabalho se cumpriu com dedicação e esforço, expresso
no rosto de cada um dos alunos”, complementou a professora Letícia.
A pedagoga da unidade Ana Paula
de Almeida destacou a importância de trabalhar a LEKTO vinculada ao conteúdo da
disciplina de geografia. “A plataforma amplia os conhecimentos e norteia as
ações que fortaleceram temas como diversidade cultural, tendo em vista que no
Estado de Rondônia há uma mistura de culturas de vários estados brasileiros, o
que enriquece de forma única as demais e intensifica a cultura do nosso estado”,
afirmou.
Jornalista: Andréa Machado
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