IMPRENSA
27 de August de 2025 - 09h46

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Formação Continuada no SESI Cacoal fortalece práticas de educação inclusiva

A unidade do SESI de Cacoal preparou uma Formação Continuada voltada ao Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), reunindo professores e equipe pedagógica. A ação, coordenada pelos professores Cláudia Nepomuceno, Rildo Vicente e Ana Bogart, teve como propósito sensibilizar o corpo docente para a importância de uma educação inclusiva e equitativa, que valorize as diferenças e garanta a todos os estudantes acesso à aprendizagem de qualidade.


Entre as metas, segundo a equipe organizadora, estiveram a promoção de práticas pedagógicas acessíveis, o incentivo ao diálogo sobre os direitos das pessoas com deficiência, a construção de estratégias coletivas para superar barreiras no ambiente escolar e a ampliação da equidade no processo educativo.


A programação foi marcada por momentos de interação. Inicialmente, os professores participaram de uma dinâmica de sensibilização conduzida pela professora Ana Bogart, na qual foram convidados a utilizar os sentidos de maneira integrada. Em seguida, ocorreu a oficina “DUA – Um caminho a seguir”, ministrada pela professora e psicopedagoga Cláudia Nepomuceno, organizada em cinco etapas, sendo o levantamento de conhecimentos prévios, problematização, instrumentalização, síntese das discussões e prática social final. Nesse último momento, os docentes, em grupos, produziram planos de aula baseados nos princípios do DUA, aplicando de forma prática os conteúdos debatidos.


Segundo a coordenadora pedagógica da unidade, Rúbia Carla de Souza, a atividade representa um avanço no fortalecimento da inclusão dentro da rede SESI. “A formação foi pensada com muito cuidado para fortalecer a prática pedagógica inclusiva nas nossas escolas. Ao trabalhar com o Desenho Universal para o Ensino e Aprendizagem, conseguimos ampliar o olhar dos professores sobre a diversidade em sala de aula, oferecendo estratégias que respeitam os diferentes modos de aprender”, enfatizou.


Já a professora Cláudia Nepomuceno ressaltou o envolvimento dos docentes durante a oficina. “Ministrar a oficina foi uma experiência transformadora. O envolvimento e a participação ativa mostraram que estamos avançando juntos rumo a uma educação mais inclusiva e equitativa”, pontuou. Como desdobramento, a formação ampliou o repertório dos professores para atender à diversidade, incentivando o planejamento de aulas com múltiplas formas de representação, expressão e engajamento. Além disso, contribuiu para a consolidação de práticas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às diretrizes da rede SESI de ensino, promovendo ambientes escolares mais acessíveis e equitativos.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


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