Formação Continuada no SESI Cacoal fortalece práticas de educação inclusiva
Vivência no abrigo “Pingo de Gente” estimula empatia e ação entre estudantes do SESI de Cacoal
Estudantes da turma do 8º ano A do colégio do Serviço Social da Indústria (SESI) de Cacoal, realizaram uma visita ao abrigo “Pingo de Gente”, conduzida pela professora Karine Stecca Garcia Dalla Martha. A ação, ocorrida na última quarta-feira, 22, fez parte do trabalho sobre empreendedorismo social e teve como proposta incentivar a empatia e o protagonismo juvenil a partir da convivência direta com a realidade de pessoas acolhidas pela instituição.
Na visita, os alunos
participaram tiveram a oportunidade de observar o cotidiano do abrigo, conhecer
a rotina das crianças e dialogar com a equipe responsável pelo cuidado delas.
Esse contato aproximou a turma das realidades sociais que muitas vezes
permanecem distantes do ambiente escolar. O exercício de escuta ativa e
observação foi um dos principais eixos da atividade, permitindo que as alunas
percebessem as diferentes formas de contribuir com o bem coletivo.
Além da interação, a visita
serviu como ponto de partida para a identificação de possíveis ações
empreendedoras de cunho social. As alunas foram estimuladas a pensar em
soluções simples e possíveis de serem implementadas, desde campanhas de
arrecadação até a organização de oficinas educativas e recreativas, que possam
gerar impacto positivo e duradouro.
Segundo a aluna Lais Moreira
de Freitas, a experiência trouxe novos aprendizados. “Foi uma experiência que
me fez enxergar o outro com mais sensibilidade. Percebi que pequenas atitudes
podem fazer muita diferença na vida de alguém. Visitar o abrigo foi como um
abraço no coração”, comentou.
Conforme a professora Karine, o
empreendedorismo social trabalhado em sala de aula ganha sentido quando é
vivenciado de forma prática. “Foi uma tarde agradável e com muito aprendizado.
Não queremos apenas ‘ajudar’, queremos ‘empreender’ uma mudança positiva,
usando o coração para guiar nossa empatia”, explicou.
Karine e os alunos ressaltaram
que a visita resultou em reflexões sobre o papel social de cada estudante e no
surgimento de ideias para futuros projetos solidários. A atividade contribuiu
para fortalecer a consciência coletiva e estimular o desenvolvimento de
iniciativas voltadas ao bem comum dentro e fora do ambiente escolar.
Jornalista: Andréa Machado
Minuto
Mais notícias
Aluna do SESI de Cacoal conquista ouro no JOER Paralímpico e garante vaga para competição nacional
Palestra aborda prevenção e autocuidado no SESI de Pimenta Bueno
SESI-RO publica edital de vagas gratuitas para as unidades de Porto Velho, Cacoal e Vilhena
