Atleta do SESI de Cacoal conquista medalha de Ouro no JOER
História do circo contribui para a prática da língua inglesa no SESI de Cacoal

A
aula das turmas da 2ª Série do Novo Ensino Médio do SESI de Cacoal se
transformou em uma manhã circense. O evento "A Arte do Mundo do
Circo" foi desenvolvido nesta semana e criado para oferecer aos alunos uma
experiência de aprendizado única e envolvente por meio do universo mágico das
artes circenses. Em vez das atividades tradicionais de sala de aula, este
projeto incentivou a criatividade, o trabalho em equipe e a exploração cultural
tudo isso enquanto praticavam o inglês.
O
objetivo deste trabalho, segundo a professora de Língua Inglesa, Karine Stecca
Garcia, foi proporcionar aos alunos uma prática interdisciplinar e criativa,
utilizando o idioma inglês como ferramenta de expressão e pesquisa. “A proposta
foi explorar o universo do circo e da arte circense, incentivando o
desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e artísticas por meio de
apresentações temáticas”, explicou a professora.
Karine
acrescentou que a apresentação sobre a arte circense teve relevância, pois os
alunos puderam aprimorar os termos relacionados ao circo em inglês, treinando
assim a pronúncia, fluência e capacidade de apresentar ideias no idioma. “Eles
pesquisaram e investigaram como o circo é representado em países de língua
inglesa, como o Cirque du Soleil no Canadá, e suas tradições no Reino Unido ou
EUA. Associar a arte e a linguagem torna o aprendizado muito mais dinâmico”,
completou.
Conforme
o aluno Arthur Barros de Carvalho Guedes da 2ª série B, essa apresentação sobre
o circo foi bem interessante. “Foi um jeito totalmente diferente de aprender,
bem mais divertido. A gente saiu daquele modelo tradicional de só ficar ouvindo
e escrevendo, e pôde explorar algo criativo, fazer pesquisa, montar figurino,
até apresentar um mini show. Trabalhar em grupo e se expressar assim foi muito
legal. Aprendi muito, mas de um jeito leve e descontraído. Podia ter mais
trabalhos assim”, afirmou.
Os
demais alunos das turmas comentaram que a atividade proporcionou uma forma
diferente de aprender o idioma, saindo da rotina acadêmica tradicional e tornar
o aprendizado mais vivo. Além disto, eles tiveram a oportunidade de explorar a
rica história e o valor artístico da cultura circense, permitindo que os alunos
se expressassem por meio de performances, pesquisas e narrativas visuais,
fortalecendo a confiança na fala em público e nas apresentações criativas.
Na
dinâmica, os alunos foram divididos em grupos e apresentaram seu tema em
inglês, com recursos visuais, falas ensaiadas e uma pequena exibição inspirada
no circo, incluindo mímicas, acrobacias simples, números de mágica ou
dramatizações.
Para a pedagoga da unidade Marla Mendes de Matos Cardoso, a atividade “The Art of the Circus World” trouxe desdobramentos importantes para o aprendizado dos alunos. “Ao explorar este universo de forma criativa e em inglês, os estudantes desenvolveram habilidades linguísticas, trabalharam em equipe, venceram a timidez e ampliaram seu repertório cultural. A proposta despertou o interesse pela arte, incentivou a expressão pessoal e promoveu reflexões sobre temas como ética e diversidade artística. Foi uma experiência enriquecedora que uniu conhecimento e diversão”, ressaltou.
Jornalista: Andréa Machado Minuto
Mais notícias
Solenidade marca entrega do certificado do PSGE para a unidade SESI de Vilhena
Alunos do SESI de Pimenta Bueno plantam árvores frutíferas
Volta às aulas tem reencontros, sorrisos e novos sonhos no SESI de Cacoal