IMPRENSA
18 de September de 2025 - 14h35

A- A A+

Equipe do SESI de Porto Velho é vice-campeã nacional na Olimpíada Brasileira de Foguetes

Competindo com outras 95 equipes de todo o Brasil, os alunos do colégio do Serviço Social da Indústria (SESI) de Porto Velho garantiram o vice-campeonato na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG-2025). As competições aconteceram nesta semana, no município de Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro. Como única representante de Rondônia, a equipe foi formada pelos alunos da 2ª série do Novo Ensino Médio (NEM), Amanda Letícia Santos da Costa, Yasmin Freitas Ferreira e Guilherme Guidorizzi Da Silva Antônio, tendo como técnico, o professor de Física, Silvio da Silva Santiago. A pedagoga Sussileide Morais também acompanhou a comitiva na viagem.


Segundo o professor Santiago, o time do SESI de Porto Velho conquistou o direito de competir nesta etapa nacional, graças ao desempenho que os alunos tiveram na competição realizada em maio deste ano, quando conseguiram alcançar mais de 200 metros de distância com o lançamento do foguete.


Ele ressaltou que a equipe agiu com maturidade, por ser a primeira a participação na Olimpíada de Foguetes Nacional. “O resultado foi extremamente satisfatório, especialmente pelos desafios que enfrentamos ao longo do caminho. Mesmo assim, nossa equipe se destacou e alcançou ótimos resultados, o que me faz acreditar que esta é apenas a primeira de muitas conquistas que virão”, comentou.


O professor de física aproveitou para agradecer o apoio recebido pela gerente da unidade, Juliene Loubach Sordino, por acreditar no projeto desde o início e em todas as fases da preparação e competições. “Esse suporte fez muita diferença. Também não posso deixar de agradecer ao SESI, que investe no potencial de seus alunos. Sem esse investimento, não teríamos chegado tão longe”, afirmou Santiago.


A aluna Yasmim classificou a Jornada de Foguetes, uma experiência de muito aprendizado. Nos dias de competição, eu e meus colegas de equipe superamos obstáculos e imprevistos, aprendemos muito com outras equipes e, principalmente, nos divertimos muito. Só tenho a agradecer pela oportunidade e pelo incentivo à ciência e a nossa educação, essa oportunidade me fez me apaixonar ainda mais por esse ramo, e pretendo seguir firme, para o próximo ano, alcançar resultados ainda maiores”, disse.


A pedagoga Sussileide evidenciou que participar da OBAFOG, foi uma jornada marcada por esforço, aprendizado e superação, que exigiu comprometimento, curiosidade e, acima de tudo, muito trabalho em equipe. “Os alunos mostraram garra e dedicação, encarando, ajustes, falhas e acertos com entusiasmo e persistência.  Foram horas de pesquisa, planejamento e simulações, sempre guiadas pela vontade de aprender e de ir além. Por trás de cada lançamento, houve também o incansável trabalho do professor Silvio, que acreditou no potencial dos alunos, oferecendo suporte técnico, motivação e, principalmente, inspiração para que a equipe se mantivesse firme diante dos desafios”, ponderou.


Para a gerente da unidade, a conquista é motivo de muito orgulho para a comunidade escolar do SESI e fruto do apoio que as escolas recebem do Departamento Regional do SESI. “Ver que todo esse empenho resultou no título de vice-campeão da Olimpíada Brasileira de Foguetes nos causa imensa alegria. Essa conquista é fruto de um esforço coletivo, de dias dedicados ao conhecimento e da paixão pela ciência. Parabéns a todos, e que venham mais desafios para nossas equipes”, comemorou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Formação no SESI de Cacoal integra planejamento pedagógico e conscientização sobre saúde

Alunos do SESI de Pimenta Bueno celebram o Dia do Poeta com produções literárias

Piquenique da Leitura reúne alunos do SESI de Pimenta Bueno em atividade ao ar livre

Conto da Família incentiva leitura e promove conscientização ambiental no SESI de Vilhena