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Alunos do SESI de Porto Velho concluem trilha da plataforma Lekto
Os alunos do 1º ano A do Serviço Social da Indústria (SESI) de Porto Velho concluíram a última trilha da plataforma Lekto, um programa voltado ao desenvolvimento de competências socioemocionais. O trabalho final realizado nesta quinta-feira, 30, propôs uma reflexão sobre o cuidado com o ambiente urbano, por meio da representação artística de paisagens capital rondoniense.
A Lekto é uma ferramenta
educacional baseada em inteligência artificial, que cria trilhas personalizadas
de aprendizagem voltadas para o desenvolvimento emocional, social e cidadão. A
proposta é auxiliar estudantes e professores na construção de um currículo
conectado às exigências do século XXI, estimulando o equilíbrio emocional, a
empatia, a comunicação e o senso de justiça social. O programa está alinhado à
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e integra a rotina pedagógica de escolas
em todo o país.
As crianças foram convidadas a
observar o entorno urbano e a refletir sobre como pequenas atitudes cotidianas,
como preservar praças, cuidar de jardins ou evitar o descarte inadequado de
lixo, podem contribuir para uma cidade mais acolhedora. A expressão artística
serviu como meio de representar esses espaços e traduzir, em cores e formas, o
sentimento de pertencimento e responsabilidade social.
A professora Gesianny Carvalho
ressaltou que o trabalho com a trilha Lekto permitiu unir o aspecto emocional
ao artístico, de forma lúdica e significativa. “A proposta despertou a
sensibilidade das crianças e favoreceu momentos de interação e troca. Foi
interessante observar como cada aluno se envolveu com a atividade, colocando no
papel suas percepções e ideias sobre a cidade”, afirmou.
A conclusão da trilha
simboliza um ciclo de aprendizado em que os estudantes desenvolveram
competências essenciais para a convivência, a empatia e o respeito coletivo. A
vivência mostrou que a educação socioemocional, quando associada à arte e à
observação da realidade local, torna-se uma poderosa ferramenta para a formação
de cidadãos conscientes e participativos.
Jornalista: Andréa Machado
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