IMPRENSA
09 de October de 2025 - 15h05

A- A A+

Feira JEPP 2025 estimula protagonismo e criatividade de estudantes no SESI de Vilhena

O colégio do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena foi palco de um verdadeiro centro de inovação, com a realização da Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP 2025). O evento mobilizou estudantes do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, nos períodos matutino e vespertino, além de professores, equipe técnica e famílias. Aberto ao público, a exibição superou as expectativas de participação, reunindo visitantes que prestigiaram de perto o talento e o empenho dos jovens expositores.


Coordenada pela professora Lorines Cezne, juntamente com a equipe pedagógica e os docentes regentes de cada turma, O JEPP foi o ponto culminante de um percurso de aprendizagem em que os alunos assumiram o papel de protagonistas. A proposta é ampliar o acesso à educação empreendedora, inserindo conteúdos e práticas no currículo escolar para consolidar essa cultura desde cedo.


Os grupos elaboraram empresas fictícias, planejaram estratégias, criaram produtos e organizaram a comercialização. A diversidade dos empreendimentos impressionou: alimentos e artesanatos foram alguns dos segmentos explorados com criatividade e responsabilidade social. Cada detalhe foi pensado pelos alunos, do planejamento à execução, proporcionando uma experiência real do universo dos negócios.


A professora Lorines Cezne ressaltou que o JEPP prepara os estudantes para desafios concretos. “Ao longo do processo, são trabalhadas competências como trabalho em equipe, organização, planejamento, pensamento crítico e resolução criativa de problemas. Os valores de cooperação e altruísmo também são incentivados, gerando uma aprendizagem significativa e conectada à realidade”, explicou.


Para a coordenadora de Educação, Aline Luciana de Souza, a proposta tem impacto transformador. “O Projeto JEPP é uma iniciativa que prima pela criatividade e participação efetiva dos alunos. Trabalhar o empreendedorismo inspira sonhos, disciplina e inovação, formando cidadãos conscientes e empreendedores. É uma oportunidade de evidenciar que a educação molda líderes e realizadores”, afirmou.


Entre os alunos, a empolgação foi evidente. Sofhia Ingrid Saraiva Inácio, da turma da 2ª série do Ensino Médio, relatou a experiência de empreender na prática. “Nossa sala se uniu para construir a empresa de espetinho. Todos se ajudaram em todas as etapas, do começo ao fim. Durante o evento foi muito legal, vendemos muitos espetinhos e conseguimos vender toda a nossa produção. Foi uma experiência enriquecedora”, comentou.


O projeto, desenvolvido em parceria com o SEBRAE, busca estimular a autonomia dos alunos e desenvolver atitudes e competências essenciais para a vida pessoal, profissional e social. A ação integra o programa “Despertar” no Ensino Médio, incentivando a visão estratégica e o protagonismo juvenil. A Feira deste ano foi uma jornada de descobertas, onde criatividade, inovação e trabalho coletivo se uniram para formar novas perspectivas de futuro.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Viagem ao País das Maravilhas encanta os alunos e estimula criatividade no SESI de Cacoal

SESI-RO abre matrículas para alunos novos em 2026

Café Pedagógico virtual reúne educadores em um encontro inspirador e afetivo

SESI-RO doa 500 kits de saúde bucal para projeto social em Porto Velho