IMPRENSA
23 de February de 2026 - 15h48

A- A A+

Integrante da ELEV3R representa o SESI de Rondônia no Prêmio Girl Inspire

A equipe ELEV3R, da unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena, terá a aluna Thalita Lipke Machado como representante entre as dez finalistas do Prêmio Girl Inspire, iniciativa da comunidade FIRST LEGO Girls voltada ao reconhecimento de meninas que participam do torneio FLL e se destacam por liderança, vivência dos Core Values da FIRST e contribuição para a inclusão feminina no STEAM. A segunda etapa da premiação ocorrerá de 5 a 8 de março, durante o Festival SESI de Educação, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, após fase classificatória realizada virtualmente, com mais de 600 inscritas.

 

Criado para valorizar meninas da FLL que demonstram liderança e alinhamento aos valores da FIRST, o Prêmio Girl Inspire busca ampliar a representatividade feminina na robótica, dar visibilidade a talentos e estimular equipes a adotarem práticas inclusivas. Ao reconhecer trajetórias como a de Thalita, a iniciativa contribui para fortalecer a permanência de meninas no STEAM e consolidar referências para novas gerações dentro da comunidade FIRST.

 

Coordenada pelo técnico Silvio Luiz Vichroski, a participação da estudante consolida uma trajetória construída em competições nacionais e internacionais. Em agosto de 2024, no Mato Grosso, a equipe conquistou 1º lugar em Desempenho do Robô, 1º lugar nas Finais da Mesa e o Champions Award. Em novembro do mesmo ano, em Manaus, repetiu os três primeiros lugares. No mês de março de 2025, em Brasília, alcançou 4º lugar em Design Mecânico e garantiu vaga para o Open da Austrália. E em julho, em Sydney, obteve 2º lugar no Champions Award, posicionando o time entre os melhores do mundo. Em novembro de 2025, voltou a Manaus e novamente conquistou três primeiros lugares.

 

Para o técnico Silvio Luiz, a indicação ao prêmio reflete um percurso consistente. “A Thalita sempre foi isso, exemplo vivo de dedicação, respeito, cooperação e resiliência. Sua trajetória na FLL e na ELEV3R fala por si”, disse. Ele acrescenta que o reconhecimento ultrapassa o desempenho técnico e demonstra a capacidade de liderança, acolhimento de novas integrantes e incentivo à participação feminina na robótica. A técnica suplente Lorines Cezne enfatizou que cada menina que ingressa na equipe amplia perspectivas e contribui para um ambiente de criação e desenvolvimento tecnológico, defendendo a continuidade de ações que estimulem oportunidades reais para garotas no STEAM.

 

A gerente da unidade, Denise Bueno dos Santos Schafer, avalia que a presença de Thalita entre as finalistas simboliza um movimento coletivo. “Estar entre as melhores do país no Prêmio Girl Inspire é o reconhecimento de um percurso que inspira a equipe e as demais garotas que sonham com o futuro na tecnologia”, ponderou. Segundo ela, a conquista projeta o trabalho desenvolvido na unidade e chancela o papel da escola na formação de lideranças.


Mais notícias

SESI de Pimenta Bueno propõe aula de robótica integrada com Empreendedorismo e Ética

Alunos do SESI de Vilhena fazem aula prática no laboratório

Turmas de Pimenta Bueno comemoram o SESI Folia

Exploração da Natureza amplia aprendizado dos alunos do SESI de Vilhena