IMPRENSA
21 de March de 2022 - 09h36

A- A A+

SENAI Rondônia participa das seletivas da WorldSkills 2022

O aluno Mateus Yukio Hirama e o instrutor Frederico Alexandre Costa, da unidade SENAI de Ariquemes, participam, como competidor e avaliador, respectivamente, da seletiva da WorldSkills 2022, na ocupação #18 – Instalações Elétricas. O evento inicia nesta segunda-feira, 21 e vai até sexta-feira, 25, no Centro de Educação Profissional Hélcio Rezende Dias – SENAI Vila Velha –ES.

Desde setembro, até março do ano que vem, diferentes estados, vão receber as seletivas nacionais, também conhecidas como Olimpíadas do Conhecimento, da maior competição de profissões técnicas.

O estudante do SENAI-RO, assim como os demais de todo o Brasil, se dedica aos treinamentos que se intensificam a cada dia. A dedicação de Yukio e do instrutor Frederico tem o objetivo de conseguir classificação para o mundial do ano que vem, em Shanghai.

De acordo com o instrutor do SENAI de Ariquemes cada seletiva dura, em média, 20 horas, divididas em até quatro dias de provas. “Nosso aluno está empenhado em conquistar a classificação. Estamos ansiosos para participar da prova, embora nosso aluno tenha treinado por bastante tempo, os outros competidores tiveram a mesma oportunidade, elevando o nível da competição. São mais de dois anos de treinamento e muita dedicação”.

Para o instrutor as chances são muito boas. Ele lembra que "o nível de avaliação subiu muito também, creio que nossos competidores nunca treinaram tão perto do nível de um mundial como agora. Talvez nem seja o conhecimento que fará o vencedor nessa competição, porque estão muito nivelados, mas sim o controle emocional na hora da prova que fará a diferença", disse.

No torneio, que exige habilidades técnicas e socioemocionais, os competidores realizam atividades do dia a dia das profissões dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Essa é a 46ª edição do torneio, que conta com a participação de mais de 80 países. Nas últimas três edições, o Brasil garantiu o pódio, ficando entre as três delegações mais premiadas do mundo.

A gerente da unidade SENAI de Ariquemes, Ângela Candelório Bim destaca a importância da WorldSkills, a maior competição mundial de educação profissional, da qual participam instituições de mais de 70 países.

“Participar desse evento representa uma oportunidade única de acesso aos avanços das competências técnicas adotadas em todo o mundo e a possibilidade de um intercâmbio precioso, capaz de impulsionar a preparação de profissionais ainda mais competentes para atuação no setor produtivo brasileiro. É também uma valiosa vitrine para apresentar o SENAI ao mundo como instituição nacional voltada para a formação de profissionais para a indústria”, afirma a gerente.

O coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho ressalta que “hoje o Brasil é respeitado na competição. Esta reputação foi construída nas últimas edições, estivemos entre os três melhores do mundo. A WorldSkills é uma oportunidade única de intercâmbio com outros países, estudantes e empresas. O DR-RO estará ali representado nesta seletiva, que é um passo importante nessa jornada”, pontuou.

 

 


Mais notícias

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

SENAI de Ariquemes inicia curso Manutenção de Refrigeração no Vale do Anari

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação