SENAI

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria, desde a iniciação profissional, passando pelo qualificação, técnico e aperfeiçoamento, além da aprendizagem industrial.

Atuando em Rondônia desde 22 de janeiro de 1987, suas ações de qualificação profissional realizadas já formaram mais de 150 mil trabalhadores em todo o estado. Esse resultado só foi possível porque o Senai aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, que vão além do tradicional modelo de educação presencial, em suas dez unidades fixas (nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Vilhena) e quatro unidades móveis nos 52 municípios.

O Senai também capacita e forma profissionais em cursos a distância, que estão à disposição do estudante 24 horas por dia, sete dias por semana.

Um exemplo das ações móveis do Senai são as unidades de Manutenção Industrial, Madeira e Móveis, Vestuário e Panificação, que percorrem os municípios longínquos e levam formação profissional aos moradores.

Além de oferecer educação profissional para os rondonienses, o Senai, dispõe de um Centro de Tecnologia em Mecatrônica com parceria de transferência de conhecimento e tecnologia com Universidade Alemã. O Senai também estimula a inovação da indústria por meio de consultoria e incentivo às ações das empresas com o desenvolvimento de pesquisa aplicada e serviços técnicos e tecnológicos que são decisivos para a competitividade das empresas. Um dos exemplos é o Programa Brasil mais Produtivo para pequenas e médias empresas, com aplicação da metodologia Produção enxuta, que em Rondônia alcançou ganhos de até 74% no aumento da produtividade.

Destaques

BR-364 entra no pacote de concessões apresentado pelo Governo Federal na Espanha

DR-RO participa de Workshop de Resultados Saep 2023 e apresenta boas práticas

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Rondônia estão a todo vapor para as ações da Páscoa Solidária

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena