SENAI

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria, desde a iniciação profissional, passando pelo qualificação, técnico e aperfeiçoamento, além da aprendizagem industrial.

Atuando em Rondônia desde 22 de janeiro de 1987, suas ações de qualificação profissional realizadas já formaram mais de 150 mil trabalhadores em todo o estado. Esse resultado só foi possível porque o Senai aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, que vão além do tradicional modelo de educação presencial, em suas dez unidades fixas (nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Vilhena) e quatro unidades móveis nos 52 municípios.

O Senai também capacita e forma profissionais em cursos a distância, que estão à disposição do estudante 24 horas por dia, sete dias por semana.

Um exemplo das ações móveis do Senai são as unidades de Manutenção Industrial, Madeira e Móveis, Vestuário e Panificação, que percorrem os municípios longínquos e levam formação profissional aos moradores.

Além de oferecer educação profissional para os rondonienses, o Senai, dispõe de um Centro de Tecnologia em Mecatrônica com parceria de transferência de conhecimento e tecnologia com Universidade Alemã. O Senai também estimula a inovação da indústria por meio de consultoria e incentivo às ações das empresas com o desenvolvimento de pesquisa aplicada e serviços técnicos e tecnológicos que são decisivos para a competitividade das empresas. Um dos exemplos é o Programa Brasil mais Produtivo para pequenas e médias empresas, com aplicação da metodologia Produção enxuta, que em Rondônia alcançou ganhos de até 74% no aumento da produtividade.

Destaques

Temas de interesse da indústria rondoniense fazem parte do diálogo com o vice-presidente da República

FIERO marca presença na 3ª Reunião Ordinária do COMPEM

60 por cento das indústrias apontam carga tributária como fator de maior impacto na conta de luz, diz CNI

Gerência de Cacoal do SESI-SENAI apresenta os serviços e soluções para a nova diretoria do SIMAROM