IMPRENSA
22 de March de 2022 - 11h33

A- A A+

FIERO apoia a implementação da Inteligência de Mercado do Departamento Regional de Rondônia


O estudo para Implementação da Inteligência de Mercado da área de Relações com o Mercado do SESI-SENAI-IEL do Departamento Regional de Rondônia, começou em janeiro deste ano e inclui a reestruturação da equipe, a aquisição de ferramentas de prospecção de clientes e de relacionamento mediante chatbot, um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas.

A partir da implantação da Inteligência de Mercado, o setor vai processar, buscar, selecionar, analisar e aplicar dados e informações essenciais ao nicho de atuação de determinada empresa para a qual SESI, SENAI e IEL prestam ou prestarão serviços. Outro papel fundamental é fornecer estratégias sobre concorrentes, consumidores e o mercado em geral. A eficiência dessa área está diretamente relacionada à sua capacidade de cruzar e interpretar dados com confiabilidade e rapidez.

A coordenadora de Relações com o Mercado, Juliana Mascarenhas, estará à frente da Inteligência de Mercado, que vai contar com uma equipe composta de analista de Marketing e Relacionamento com o Cliente, analista de Inteligência de Mercado, articuladores de negócios e ainda um profissional de pós-venda. As mudanças visam ampliar o estudo do Mercado industrial e geral de Rondônia e melhorar o relacionamento com os clientes.

A atuação do Articulador de Negócio da Inteligência de Mercado será por segmentos, ou seja, um profissional focado no setor da saúde, outro para a inovação e tecnologia e o terceiro especialista na área de educação.

Juliana explicou que os articuladores de negócio, que antes ficavam nas unidades de Porto Velho, por exemplo, passarão a compor a Inteligência de Mercado, na Casa da Indústria.

“Hoje, não pensamos mais em negócios por unidade. Nosso objetivo é atingir todas as metas do regional, ou seja, a inteligência de mercado vai analisar todas as unidades e estudar as regiões do estado para entender quais são as demandas e propor soluções para alcançar resultados positivos”, pontuou.

De acordo com Juliana o DR de Rondônia tem competência e capacidade de iniciar a Inteligência de Mercado neste ano de 2022, pois está estruturando uma equipe comprometida e formada por pessoas qualificadas que estudam o negócio local e conta com total apoio do diretor regional Alex Santiago, que acredita, investe e incentiva a implementação da Inteligência de Mercado no Departamento Regional de Rondônia.

Para Santiago, a implantação da Inteligência de Mercado é um marco e vai alavancar cada vez mais o DR-RO. “Atualmente, com as inúmeras e intensas mudanças das exigências do mercado consumidor, causadas pela constante evolução tecnológica e a já consolidada era da internet, as empresas precisam estar a todo momento muito bem informadas sobre tudo o que acontece”, afirma.

Segundo Santiago a FIERO e seus braços operacionais SESI-SENAI-IEL integram o contexto de uma época onde a informação vale muito, pode colocar indústria muito à frente da concorrência.

“São inúmeras as vantagens do desenvolvimento do processo de Inteligência de Mercado, pois teremos feedback para inovar, ter insights e transpor obstáculos para chegar ao cliente, conhecer suas reais necessidades e propor soluções apropriadas, principalmente ao ofertar cursos, serviços, consultorias, tudo que faz parte do nosso portfólio”, disse.

 

 

 


Mais notícias

SENAI de Ariquemes leva alunos de Técnico de Edificações para visita técnica em uma construção

Libras é tema de entrevista na Unidade do SESI de Cacoal

IEL-RO presente no Projeto IEL de Talentos no Ceará

Compliance da FIERO promove Oficina de Gestão de Riscos na Casa da Indústria