13 de July de 2022 - 09h16

SESI apresenta iniciativas em Atenção Primária em conferência sobre saúde

Hackamed Conference será nos dias 15 e 16 de julho, em São Paulo. Indústria mostrará ações para ampliar o acesso e a qualidade na assistência aos trabalhadores

O Serviço Social da Indústria (SESI) participa, nos dias 15 e 16 de julho, em São Paulo, da Hackamed Conference, evento sobre inovação e empreendedorismo que reúne as principais referências e tendências no setor de saúde. No estande da instituição, serão apresentadas iniciativas voltadas à Atenção Primária à Saúde (APS) do trabalhador em três linhas de ação: telessaúde, intercâmbio de dados e cuidado centrado na pessoa.

Uma das novidades que será apresentada na conferência é a Estação Telessaúde, cabine móvel de atendimento equipada com tecnologias que permitem a realização de consultas e exames médicos, inclusive à distância. É uma alternativa eficaz e econômica, que facilita a promoção da saúde dos trabalhadores pelas empresas, especialmente em lugares em que há dificuldade de acesso.

A pandemia de Covid-19 acelerou a implementação da telessaúde no Brasil e o SESI está atento a esse movimento, principalmente porque o atendimento à distância tem grande potencial para impulsionar as ações de promoção da saúde e prevenção do risco de doenças junto aos trabalhadores da indústria. “A agilidade, a economia de recursos, e efetividade na resolução dos casos e a melhoria na gestão de saúde dos trabalhadores são atrativos importantes que a telessaúde proporciona. Por isso essa é uma das linhas de ação que estamos levando à Hackamed Conference”, destaca a gerente-executiva de Saúde e Segurança na Indústria, Katyana Aragão.

No estande do evento, também será apresentado o SESI Viva+, plataforma que apoia empresas no atendimento às questões relativas à Saúde e Segurança no Trabalho, com indicadores estratégicos para a tomada de decisão sobre programa que devem ser priorizados com base na realidade de cada empresa.

Acesso à Atenção Primária é demanda do trabalhador da indústria

A APS é o primeiro nível de atenção em saúde e centro de comunicação com toda a rede assistencial, permitindo acessibilidade, continuidade do cuidado, integralidade da atenção, humanização e equidade. Esse tipo de cuidado é a principal demanda dos trabalhadores da indústria e o SESI, por meio de suas soluções e serviços em Saúde e Segurança no Trabalho, tem sido parceiro das empresas, exercendo um papel de fundamental importância para alavancar os esforços para inovação em saúde e bem-estar no país.

“O cuidado em saúde não termina quando a consulta acaba. A coordenação do cuidado, além de promover mais qualidade de vida para o trabalhador, auxilia os gestores das empresas nas medidas de controle de doenças e reflete positivamente nos custos com saúde”, reforça Katyana.

Os gastos são um fator de grande preocupação para as empresas. Levantamento realizado pelo SESI mostra que, em 2019, o plano de saúde representou 13,1%, em média, da folha de pagamento da indústria brasileira. O custo foi apontado por 61% das empresas como principal motivo para não oferecer esse benefício aos seus trabalhadores. As empresas são responsáveis, parcial ou integralmente, pelo financiamento de 27% dos beneficiários de planos de saúde coletivos, ou seja, 10,8 milhões de usuários.

Nesse cenário, é cada vez mais importante que as empresas que contratam planos de saúde para seus funcionários tenham conhecimentos sobre o sistema de saúde e os caminhos para se buscar melhores escolhas para seus trabalhadores, com uma atenção de qualidade, focada em prevenção, e ao menor custo possível.

Conferência discute futuro da saúde

A Hackmed é uma conferência sobre inovação e empreendedorismo e reúne as principais referências e tendências sobre inovação no setor de saúde. O evento ocorre nos dias 15 e 16 de julho, no Centro de Convenções Rebouças do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo. Clique aqui para mais informações.